o tio avÔ de Marcelo

Views: 0

Forum Elos. Pedro Oliveira: partilhou]
Sunday, December 19, 2021, 05:37 Toma que é democrático !!!!!!!!!!!!!!!!

Na política, nada é o que parece !!!

(Pedro Oliveira: “Esta história, cuja veracidade é difícil de confirmar, não deve ser motivo de ofensa ao PR, pessoa que considero estar a exercer um bom mandato.”)

 

Todas as famílias têm pelo menos uma ovelha ranhosa!

Agora ISTO, pessoal, é assim que se faz na política! A Sra. Joana de Sousa, pesquisadora profissional de genealogia na Beira Alta, estava a realizar um trabalho pessoal de investigação da sua própria árvore genealógica. Ela descobriu que o tio-avô do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, António Rebelo de Sousa, foi enforcado por roubo de burros e assalto ao comboio na Beira Alta em 1889.
A Sra. Joana e o Presidente Marcelo compartilham esse ancestro comum.
A única fotografia conhecida de António mostra-o de pé na forca em Celorico da Beira. No verso da foto que que Sra. Joana obteve durante sua pesquisa está esta inscrição:

António Rebelo de Sousa, ladrão de burros, foi apanhado e enviado para a prisão de Celorico da Beira em 1885, escapou em 1887, roubou o comboio Sud Express seis vezes. Capturado por polícias da Guarda Nacional, foi condenado e enforcado em 1889. ”

A Sra. Joana enviou um e-mail para o presidente pedindo informações sobre seu tio-avô, António, e passados uns dias, a equipa do presidente enviou esta resposta:

António Rebelo de Sousa foi um famoso filantropo na década de 1880. O seu império de negócios cresceu para incluir a aquisição de valiosos activos equestres e teve relações financeiras íntimas com o caminho de ferro. A partir de 1885, ele dedicou vários anos de sua vida ao serviço público, finalmente se despedindo para retomar seus negócios com a ferrovia. Em 1887, ele foi um jogador-chave numa investigação importante efectuada pela famosa Guarda Nacional.
Em 1889, Rebelo de Sousa faleceu repentinamente durante uma importante função cívica realizada em sua homenagem quando a plataforma sobre a qual ele estava desabou repentinamente.