o sósia de Putin

Source: (3) Quora

https://pt.quora.com/

 

Misha Firer

O Putin original (à esquerda) e o Putin sósia (à direita)?

Milhões de russos acham que Putin foi assassinado entre 2008 e 2012, e seu sósia assumiu como presidente da Rússia desde 2012.

E estas pessoas têm algumas opiniões e evidências anedóticas para apoiar esta fantástica afirmação:

Como pessoa, o Putin original era um homem de ação, ambicioso e autoconfiante. Ele colocou os oligarcas e o volátil norte do Cáucaso sob controle, enquanto o Putin sósia comprou o líder checheno com subsídios federais e perdeu o controle sobre os oligarcas.

O Putin original não vivia cercado por guardas e oficiais, e não tinha medo de sujar as mãos. O Putin sósia foge do convívio com pessoas comuns, e vive escondido em seus palácios e bunkers.

O Putin original era forte e falava alemão perfeitamente.

Ele era um homem forte, que prometeu “descer porrada nos terroristas enquanto estivessem usando seus banheiros”.

O Putin sósia é um cara brando, que só sabe falar, mas é incapaz de agir para botar a Chechênia, os oligarcas e os funcionários corruptos em seus lugares.

É possível ver contradições nas antigas declarações do Putin original e no que o Putin sósia diz sobre os mesmos assuntos hoje em dia: as mudanças na constituição e o aumento da idade da aposentadoria são dois exemplos impressionantes.

O Putin sósia é frouxo, e não sabe uma palavra de alemão

E por que o Putin original foi morto?

O Putin original propôs uma Europa unida de Lisboa até Vladivostok. Ele queria se juntar à OTAN. Ele entendeu a Rússia como parte da civilização européia. No entanto, as elites da Rússia encarregadas do complexo industrial militar não queriam ser controladas pelos burocratas de Bruxelas e Washington e… Livraram-se do Putin original.

O Putin sósia é (quem diria?) contrário ao ocidente e quer aumentar a influência da Rússia ao redor do mundo. O Putin sósia anexou a Crimeia, iniciou uma guerra em Donbas e várias outras guerras “híbridas”. Ele está promovendo o isolacionismo russo. Ele fala sobre o “destino especial” da Rússia e está se voltando em direção à Ásia.

A lógica por trás disto tudo é que uma pessoa pode mudar de opinião, mas não tão radicalmente.

As orelhas contam a história de dois homens diferentes…

Se as elites estavam descontentes com o Putin original, por que elas não colocaram outro grande homem para concorrer nas eleições após o final do mandato de Medvedev entre 2008 e 2012?

Porque Putin era um presidente popular e tinha apoio nacional, enquanto outro homem não teria o amor e o respeito dos eleitores e poderia se voltar contra as elites como o Putin original. O Putin sósia era uma aposta segura, alguém a quem poderiam controlar.

O Putin original era um homem magro, com traços faciais angulosos. Normalmente, pessoas assim se tornam ainda mais magras à medida que envelhecem. Os traços faciais do Putin sósia são suaves, “de boa índole”, e seu rosto foi ficando redondo como uma panqueca. As maçãs do rosto do Putin original são muito diferentes das do Putin sósia.

O Putin sósia nunca foi visto com a barba por fazer, enquanto em fotografias e filmagens antigas, você pode ver manchas escuras, especialmente na área do bigode do Putin original.

Até o sósia tem um sósia. O nome-código do sósia do Putin sósia é “Udmurt” (à esquerda). Meu ex-colega, um udmurte, se parece muito com o Putin sósia (ou, se não houver Putin sósia, com o Putin original) e nós adoramos provocá-lo.

Não há sinais de pelos faciais no Putin sósia, como se seu rosto fosse uma máscara. O formato de suas orelhas também mudou, o que foi notado por muitos comentaristas.

O Putin original nunca foi de exibir sua família, mas nunca houve nenhum mistério em torno dela. Hoje em dia é impossível encontrar uma foto de suas filhas.

E esse divórcio incompreensível (mesmo que ele realmente tenha uma namorada e filhos ilegítimos): por que se divorciar se você defende os valores tradicionais? Parece estranho, para dizer o mínimo.

A impressão que se tem é de que tanto a esposa quanto os filhos foram afastados para não interferir, ou talvez para não perceberem que ele é outra pessoa.

Na minha opinião, os russos amavam o “velho” Putin e gostam cada vez menos do “novo” Putin. Foi por isso que eles criaram essa teoria da conspiração para lidar com a dissonância cognitiva.

404
10
37
37 comentários de

Rogerio Penna

e mais

Mais da sua seleção