O que está em jogo na Ucrânia

Views: 0

«(…) O que está em jogo na Ucrânia é decisivo para a União Europeia. Escrever e debater o papel da União Europeia neste confronto entre a Rússia e os Estados Unidos, tendo a China a observar, é decisivo em dois pontos: o político e económico (que papel para a União Europeia no Mundo?); e, principalmente, quanto à questão melindrosa e por isso raramente aflorada do conflito de civilizações.
Dirão alguns que se fala demais da Ucrânia, que a questão é da maldade intrínseca de Putin — e saem insultos, que são a negação do pensamento e a revelação da falta de argumentos: czar, filho de Estaline, soviético, facínora — e resmas de folhas de História para garantir que os russos veem aí, filhos dos comunistas sanguinários.
Na realidade:
A primeira questão que a Ucrânia coloca à UE é que o conflito assenta numa luta entre duas das três potências de primeira grandeza, no caso os Estados Unidos e Rússia, com 3 vetores por parte dos EUA:
(1) manutenção do dólar como moeda de troca internacional (a UE é o maior parceiro da Rússia e o segundo dos Estados Unidos);
(2) o domínio militar em terra, no mar e no espaço (a Europa não tem poderio militar significativo em nenhum destes espaços);
(3) por fim a questão energética (em particular o gás, de que a Rússia é um grande produtor e o coloca na Europa a 1/3 do preço do gás americano). E um vetor por parte da Rússia: A fronteira Leste dos Estados Unidos não pode ser a Ucrânia, ou, de outro modo, a Ucrânia não pode ser o santuário de atacantes da Rússia, o local das bases de ataque ao seu território (Durante a guerra colonial Portugal conheceu essa situação com as bases de guerrilheiros no Congo, na Zâmbia, na Tanzânia, no Senegal, em Conacri)!
O alinhamento da União Europeia pelos objetivos estratégicos dos Estados Unidos coloca a União Europeia na situação factual de Estado vassalo. (…)»
[Carlos Matos Gomes,, “Medium”, 22/02/2022]
A Final Four na Ucrânia — A Europa apanha bolas
LINK.MEDIUM.COM
A Final Four na Ucrânia — A Europa apanha bolas
Hoje o pensamento é um subproduto do futebol. O futebolês é uma linguagem que pode servir para um tratado de filosofia. Aderindo então aos…
2 comments
1 share
Like

Comment
Share