o que está a dar, arte politicamente correta

May be an image of standing, outdoors and text that says ""O Barco": a nova instalação que lembra a escravatura dos Descobrimentos portugueses Tem 32 metros e foi inaugurada esta sexta-feira junto do MAAT, em Lisboa. É uma peça da artista Grada Kilomba. f 03/09/2021 às15:32 Foi inaugurada de setembro."
Um insulto às dezenas de milhares de marinheiros portugueses que pereceram nas rotas do mundo, nessa História Trágico- Marítima que tragou consecutivas gerações de filhos de marinheiros, mesteirais, camponeses, pastores e lenhadores pobres saídos da barra do Tejo a bordo das naus da Carreira da Índia, eis a provocação de uma certa Grada Kilomba que não é grada nem kilomba, bem instalada em Berlim, mas que se queixa de ter nascido e crescido num “país com fortes traços colonialistas” . A iniciativa é daquele péssimo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da EDP, trambolho arquitectónico que em cinco anos nada fez que merecesse tanto betão e tanta poluição visual para além, obviamente, do activismo sem alicerces dessa ideologia odiosa, racista e anti-portuguesa importada de além-Atlântico.
O que realmente faz falta naquele imenso espaço coalhado de memórias gloriosas da nação portuguesa é um monumento ao pobre e esforçado povo que foi o verdadeiro artífice e protagonista da expansão e do Império.
1 comment
1 share
Like

Comment
Share
1 comment
  • Jorge Mota

    Faz-me lembrar aquele descendente de esclavagistas senegaleses que veio viver para Portugal para nos acusar de sermos exploradores da escravatura…
    1
    • Wow

    • Reply