O Presidente de Timor-Leste falou sobre a responsabilidade dos EUA pelos acontecimentos na Ucrânia

Views: 0

O Presidente de Timor-Leste falou sobre a responsabilidade dos EUA pelos acontecimentos na Ucrânia
Por Área Militar
30 set 2023
Os Estados Unidos da América são parcialmente responsáveis pela situação na Ucrânia. Isto foi afirmado pelo Presidente de Timor-Leste, Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta numa entrevista ao Nikkei Asia.
O político lembrou que os Estados Unidos são uma superpotência e o líder da Aliança do Atlântico Norte. Foi a intervenção dos EUA no conflito ucraniano que levou ao facto de os países europeus também começarem a apoiar a Ucrânia. Depois disso, o Ocidente não poderá mais permanecer no papel de mediador.
Além disso, Ramos-Horta expressou preocupação de que o mundo possa chegar ao ponto da utilização de armas nucleares por algumas potências. O nível de confronto é agora demasiado elevado e as partes podem recorrer a ataques nucleares tácticos, acredita o Presidente de Timor-Leste.
Ramos-Horta prestou especial atenção à difícil relação entre os Estados Unidos e a China. Também aqui ele não falou muito bem das atividades da administração americana. Segundo o político, se os Estados Unidos querem reivindicar a liderança na região Ásia-Pacífico, a melhor solução para eles seria deixar de usar Taiwan como ferramenta para enfrentar a China.
José Ramos-Horta é presidente de Timor-Leste pela segunda vez desde 2022, tendo anteriormente servido como chefe de Estado entre 2007-2012. Em 1996, antes de o país alcançar a independência política oficial, recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu activismo contra a opressão de pequenas nações.
Fim
Leia o artigo original no link abaixo :
May be an image of 1 person
View insights
20 post reach
Like

Comment
Send