o dia de hoje

O Império do Espírito Santo.
Hesitei em o que escrever acerca das festividades do Espírito Santo que hoje se celebram pelo espaço da Lusofonia, desde o tempo de D. Dinis, o mesmo que acolheu os Templários, e da sua esposa Santa Isabel.
Hesitei em contrapor o dia de Pentecostes que o calendário romano hoje celebra, com as festas do povo que nos vêm dizer que o Espírito Santo um dia nos coroará todos, incluindo as crianças, e não apenas os escolhidos, num período em que um Império de abundância, igualdade e justiça se estabelecerá.
Assim, olho apenas para esta fotografia que me enviaram da Arrábida, onde uma pequena Irmandade, criada por influencia do grande Agostinho da Silva e animada à sombra de uma livraria, mantém o culto, a par de tantas outras espalhadas desde a Amazónia a Tomar.
E agradeço….
Agradeço a Espinoza ter-me mostrado que Deus está em todo o lado e não se distingue da criação, falando através dos riachos, das flores, das estrelas, do sol….
Agradeço a Camões nos ter cantado a Ilha dos Amores,
Agradeço a Fernando Pessoa nos ter mostrado o caminho do V Império.
Agradeço a Joaquim de Fiore e aos Franciscanos terem-nos mostrado que haveria um dia em que tudo faria sentido,
Agradeço a Agostinho da Silva ter percebido tudo isto e nos ter dado a chave para o compreendermos o que significa o mundo ter as crianças como Imperadores, a alimentação para todos e a libertação dos presos.
Agradeço a tudo isto e a todos nós que fazemos parte de uma aventura maravilhosa chamada vida, que, ainda que não a compreendamos na sua totalidade, façamos tudo para que valha a pena.
Foto cedida pelo amigo João Raposo da Livraria UniVerso em Setúbal, local de encontro de muito boa gente.
No photo description available.
5 comments
Like

Comment
Share
5 comments
Most relevant