Views: 0
O “Castelo” finalmente está mesmo “Branco”
Esta torre de pequenas dimensões, parecendo uma construção medieval, sem o ser, sempre despertou muita curiosidade, pelas suas características arquitectónicas únicas, constituindo para todos os efeitos um pequeno monumento, que há muito devia ter sido classificado como de “Interesse Municipal” pela autarquia concelhia de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.
O chamado “Castelo Branco” pertence a herdeiros do visconde do Botelho, engenheiro de construção naval José Honorato Gago da Câmara de Medeiros, descendente pelo lado materno da família Botelho de Gusmão, que detinha e penso que ainda detém nesta zona vastas propriedades agrícolas.
O “Castelo Branco”, assim chamado porque se assemelha a uma pequena fortificação, localiza-se no perímetro da freguesia de Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo. É propriedade privada, como referi, mas pode ser visitado a partir da Estrada Regional entre Vila Franca do Campo e Furnas.
Este edifício é muito antigo, embora se desconheça com precisão a data da sua construção. Em posição sobranceira num monte, serviu inicialmente para controlar as terras em seu redor pelos respectivos proprietários.
O gracioso e pitoresco “Castelo Branco” apresentava evidentes sinais de degradação. Finalmente, foi recuperado, apresentando-se bonito e altaneiro. Eu, que defendi várias vezes a recuperação do “Castelo Branco”, que agora, sim, está mesmo branco, felicito os proprietários pela obra de valorização realizada, para o que contribuiu também – estou certo! – o empenho há muito manifestado da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e da Junta de Freguesia de Ponta Garça. Muito bem!