Views: 0
Triste….. muito. Esperemos que não venham dias tristes.

Lar da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste
explica como idosa ficou infectada pelo Covid-19
A secretária-geral da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste, Sara Sousa, explicou ao ‘Correio dos Açores’ como a idosa de 91 anos de idade, utente do lar, ficou infectada com o Covid-19 e quais as medidas que, desde o início, foram tomadas para manter a senhora isolada.
Segundo Sara Sousa, a idosa teve alta no Hospital do Divino Espírito Santo no dia 27 de Março e, na nota da alta, estava escrito que não necessitava de cumprir isolamento. A neta da idosa terá feito um pedido no HDES para a avó ser testada ao Covid-19 e o pedido terá sido recusado. Entretanto, apesar da informação hospitalar de que não era necessário, os responsáveis do Lar entenderem, como medida preventiva, isolar a idosa num quarto, tomando todas as precauções no quadro do plano de contingência que a instituição tinha e tem em curso.
No passado domingo, a chefe da equipa de enfermagem do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste foi contactada porque, afinal, a idosa teria que fazer testes porque, na enfermeira de internamento no Hospital do Divino Espírito Santo, esteve em contacto com um profissional de saúde da unidade hospital (alegadamente uma enfermeira) com teste positivo ao Covid-19.
A colheita à idosa foi feita no domingo e hoje o Lar da Santa Casa da Misericórdia recebeu a informação, através do Delegado de Saúde de Nordeste, que o teste à idosa de 91 anos tinha dado positivo ao Covid-19.
De imediato a idosa foi transportada para o Hospital do Divino Espírito Santo.
Em sequência a esta notícia, o Lar encerrou as portas e os 53 utentes e 30 funcionários ficaram de quarentena. E, em sequência, foram avisados todos os familiares dos utentes do lar.
Profissionais de Saúde estão a fazer colheitas a todos os utentes e colaboradores do Lar para um primeiro teste que se deverá repetir durante o período de quarentena.
O serviço de refeições que, entretanto, eram confeccionadas e distribuídas pela Santa Casa da Misericórdia de Nordeste pelos idosos do concelho de Nordeste passou a ser assegurado pela instituição ‘Amizade 2000’, não havendo qualquer risco.
João Paz