Selfitis. O transtorno mental causado pelo vício de selfies

Views: 0

Tirar uma selfie parece um ato inocente e até mesmo divertido, mas a verdade é que transformou-se numa nova forma de distúrbio mental.

Source: Notícias ao Minuto – Selfitis. O transtorno mental causado pelo vício de selfies

Selfitis. O transtorno mental causado pelo vício de selfies

Tirar uma selfie parece um ato inocente e até mesmo divertido, mas a verdade é que transformou-se numa nova forma de distúrbio mental.

Selfitis. O transtorno mental causado pelo vício de selfies

Notícias ao Minuto

07:30 – 29/12/17 POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

LIFESTYLE CARREIRA

Selfie: Fotografia que alguém tira a si mesmo, geralmente para a publicação numa rede social.

Só no Instagram há o registo de mais de 320 milhões de selfies, retratos em que a pessoa aparece quase sempre sozinha, seja em casa, na rua, no trabalho, no ginásio, no metro, no supermercado, etc.. Todas estas imagens são marcadas com a hashtag #selfie, o que mostra a necessidade de mostrar o tipo de imagem que se publicou na rede social. Há algum mal nisto? À primeira vista não, mas a verdade é que se trata do espelho mais fiel de uma selfitis,

Por selfitis, escreve a Forbes, entende-se o distúrbio mental causado pelo vício em tirar selfies e em publicá-las online, um desejo obsessivo compulsivo que tem como objetivo (inconsciente) de preencher uma lacuna na intimidade e de melhorar a própria auto-estima (melhoria essa que pode ficar seriamente comprometida quando os ‘likes’ não são tantos quanto os desejados).

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a selfitis é já uma condição mental clínica reconhecida e são três as suas formas de expressão:

Selfitis boderline (como quem diz, na fronteira da doença) – As pessoas com este tipo de selfitis são aquelas que tiram até três selfies por dia, mas que não as publicam em redes sociais;

Selfitis aguda – Tirar pelo menos três selfies por dia e publicar uma delas online;

Selfitis crónica – Tirar várias selfies num só dia, sentindo necessidade de fazê-lo e de obter o melhor ângulo, e publicar mais de seis selfies por dia online.

A ciência tem analisado este ‘novo’ distúrbio mental e notou que a necessidade de tirar selfies está associada a uma competitividade digital, à necessidade de captar atenção e à carência de auto-confiança. E o que é que as pessoas com selfitis ‘ganham’? Mais confiança, mais bem-estar consigo mesmas, mais à vontade no ambiente em que se encontram, melhores memórias dos momentos, melhor estatuto social, mais popularidade, mais autoestima, entre outros sentimentos que classificam como positivos.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.