no reino do Corvo

Views: 0

EXERCER O PODER DE FORMA ABSURDA!
BREVE NOTA SOBRE O CASO DO MÉDICO DO CORVO
A Região foi surpreendida, na semana passada, com a súbita exoneração, pelo Secretário Regional da Saúde e Desporto, do médico Dr. António Salgado das funções de Presidente da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo.
A Região tomou, de seguida, conhecimento de que tinha sido nomeado, pelo mesmo Secretário Regional, para esse cargo o médico Dr. Paulo Margato. Aqui não houve, para os mais informados, qualquer surpresa, pois o Dr. Margato foi cabeça de lista do PPM em S. Miguel e é publico que o Deputado do Corvo e dirigente regional do PPM, Dr. Paulo Estevão, sempre quis esse médico no Corvo.
É necessário que se perceba que o cargo de médico do Corvo, em si mesmo, não é um lugar de escolha e que o Dr. Salgado percorreu todos os tramites legais para exercer o cargo, do qual é titular efetivo. Apenas o cargo de Presidente da Unidade de Saúde é que é de escolha. No caso do Corvo, depois de ter sido criada a instituição Unidade de Saúde, houve sempre o consenso de que seria o médico a presidir, dada a muito pequena dimensão humana dessa unidade orgânica.
Entretanto o Dr. António Salgado, com mais de dois anos de um competente, empenhado, atento e muito humano exercício da medicina naquela muito pequena e isolada comunidade insular, ganhou o apoio esmagador da população, tal como vimos, na passada 6ª feira, dia 13/5, na RTP/A.
Ouvi ontem na RDP/A o Dr. Salgado afirmar, e bem na minha opinião, que permanece no Corvo como médico do quadro da Unidade de Saúde da Ilha. O Dr. Salgado justifica esta sua decisão “com o enorme apoio da população do Corvo” que foi explicitamente demonstrado, quer na manifestação que a RTP/A mostrou, quer no abaixo assinado que corre, quer de várias outras maneiras.
Estamos perante uma forma de exercer o poder que é absurda, o que não me parece difícil de demonstrar! Conheço bem o Corvo, em função das responsabilidades políticas regionais que exerci por muitos anos, conheço e até tenho relacionamento amistoso com muitas pessoas daquela Ilha, incluindo antigos e atuais figuras importantes de várias áreas. Ouvi em publico (OCS) e em privado as opiniões, as convicções e o conhecimento concreto de muitas dessas pessoas e para mim fica claro o que se está a passar. Na origem desta questão está o Deputado Paulo Estevão do PPM, cujo partido, que ele lidera na Região, faz parte da coligação governante nos Açores. Com mais três ou quatro fiéis e com alegações não verdadeiras, pressionou o principal partido da coligação – o PSD – para que o Dr. Salgado fosse demitido de Presidente do Conselho de Gestão da US indicando, ao mesmo tempo, um médico que exerce em S. Miguel, onde encabeçou a lista do PPM. Esqueceu-se, entretanto, que a Unidade de Saúde do Corvo, tem um quadro de funcionários, um dos quais é médico, e esse lugar está preenchido! A partir de hoje temos no Corvo dois médicos, um que preside à gestão e outro que atende a lista de 370 utentes. O Deputado Paulo Estevão, muito conhecido por “Rei do Corvo”, suponho que por ter passado do CDS para o PPM, vive de facto obcecado por ter poder naquela ilha isolada, tal como tem demonstrado desde que optou por ir viver para lá. Nas declarações que fez à RTP Paulo Estevão “jurou a pés juntos” que não tinha nada a ver com isto, mas ele sabe que todos os corvinos e muitos outros açorianos sabem que ele tem tudo a ver com esta forma absurda de estar e de exercer o poder regional, muito bem exemplificada com este caso.
Disponho, desde meados da semana passada, de uma informação muito credível, segundo a qual o gabinete do Senhor Presidente do Governo Regional, assegurava a quem estava preocupado com esta possível situação, que a “exoneração do Presidente da US do Corvo não se daria pelo menos por agora” e, entretanto, pouco mais de 24 horas depois o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Dr. Clélio Meneses (PSD), exonerou o Dr. Salgado e nomeou o Dr. Margato para Presidente da US.
Este facto é revelador da instabilidade dentro da Coligação e ajuda a perceber mesmo que há Secretários Regionais do partido maior, que atuando sobre pressão primária dos parceiros mais pequenos, deixam de ter em conta aquilo que presumo ser uma visão mais equilibrada do Dr. Bolieiro, Presidente do Governo. Noto que esta situação não é a primeira deste tipo que registo.
Entretanto a RDP/Açores revelou hoje que a maioria (todos menos um) dos trabalhadores da US Corvo escreveram ao Presidente do Governo, ao Secretário da Saúde e à ALRAA pedindo a reversão da infundada exoneração do Dr. Salgado e sublinhando que ele é parte da solução do problema criado por um outro membro do Conselho de Gestão e não pelos restantes dois, como foi mentirosamente afirmado. Juntando esta informação publica, com o conhecimento que tenho sobre as pessoas, concluo com facilidade quem serão “os três ou quatro fiéis” referidos atrás que congeminaram com Paulo Estevão esta tramoia que visa, em primeiro lugar, reforçar o próprio Paulo Estevão que está a perder claramente credibilidade e apoio e, em segundo lugar, afastar do território da Ilha um cidadão que, pela sua forma de ser e estar, dá todos os dias contributos positivos à vida daquela comunidade muito isolada.
É do conhecimento geral que o Dr. António Salgado é militante do PCP e ativista da CDU. Sendo, como é, funcionário publico não pode ser prejudicado na sua vida profissional por esse facto. São certamente na ordem de alguns milhares os funcionários públicos que são militantes do PCP e nunca houve, nem pode haver em democracia, saneamentos ou afastamentos geográficos por esse facto. Os que assim pensam e agem são de outro tempo.
Não sei qual será o desfecho deste caso, mas sei que na sua origem está uma “manobra política” indigna, sem ética de espécie nenhuma e profundamente afrontosa para o visado que é um funcionário irrepreensível e, acima de tudo, um homem de bem; sei também que esta afronta atingiu em cheio a esmagadora maioria da população do Corvo; sei ainda que a actual Coligação Governamental Regional abriu um profundo buraco na sua, já muito débil, credibilidade política.
Termino dizendo ao Senhor Presidente do Governo, Dr. José Manuel Bolieiro, pessoa que, para além de todas e óbvias diferenças políticas, sempre estimei e considerei ligado a valores democráticos essenciais, que governar assim, fazendo tudo o que parceiros agressivos querem, não vale mesmo a pena!
Horta, 17 de Maio de 2022
Foto 1_ Ilha do Corvo vista do Sul; Foto 2 A Vila do Corvo – Fotos retiradas da internet.
You, Pedro Paulo Camara, Luís Botelho and 189 others
34 comments
48 shares
Like

Comment
Share
34 comments
View previous comments
Most relevant

  • Raul Dutra Goulart

    Pelo que ouvi á pouco, sobre o CORVO, e tomadas de posição sobre Covid, este CINICO do clélio meneses, não tem CONDICÕES, De continuar, neste governo.

Mais artigos