não esqueçam Salazar, recordem como era

Aqui parou o baile, desculpem-me os que se chegaram à conversa. O Salazar foi o homem da polícia secreta política, da repressão das opiniões por décadas, do domínio absoluto e controlo da informação, do regime de partido único, da falsificação sistemática de eleições, e da inteligência manhosa. Para um pouco de tudo isto ele contou em Loulé com sequazes que na sua maior parte morreram numa paz que, nos tempos de usufruto pessoal da ditadura, negaram a muitos outros. Com tolerância por vezes incompreendida por radicais conseguiu-se a serenidade na sociedade louletana, mas há memória, há gente com memória. Não será agora que, por dá cá aquela palha, uns distraídos e alguns brincalhões (como é o caso da “instalação de WC”) vão estragar a serenidade a custo conseguida. Sobre essa questão do Duarte Pacheco, é sabido como o desastre que o vitimou foi provocado – óleo derramado na estrada a seguir a curva apertada, segundo testemunho direto. Na verdade, Duarte Pacheco era a aposta britânica e norte-americana para a substituição de Salazar e o fim da ditadura. Foi um entre outros, todos desterrados ou banidos por Salazar, como por exemplo Caeiro da Mata. A lista é conhecida, os factos são sabidos. E se veio a Loulé na inauguração do monumento, foi para chorar lágrimas de crocodilo. A frase reproduzida no monumento é fruto da profunda hipocrisia de quem queria neutralizar Duarte Pacheco. Hoje muito mais se poderia dizer, mas importa deixar claro que aqui não há espaço para admitir brincalhões e troca-tintas. Tenham santa paciência. Vão para outro lado, usem os seus próprios espaços, não há policia política para vos tapar a boca, têm liberdade para cair no disparate sem qualquer incómodo. (Na foto, Salazar com o retrato de Mussolini na secretária, antes da hipocrisia da neutralidade)

Image may contain: 1 person, sitting and table
Comments
View 1 more comment
  • Alberto Gameiro Jorge A Sociedade que emergiu/nasceu já pós 25 de Abril, não tem noção da realidade do “ANTES”…e, são muito facilmente manipulados…Quando uns CAMELOS assim como eu, que passámos o antes, o durante, a Guerra Colonial e lá ter batido com o costado…DEIXARMOS de existir, esta MALTA levará com a CANGA EM CIMA…que é um mimo…E depois não CULPEM os OUTROS !….
  • Laurentino Coelho É bom relembrar aos desmomorizados, ainda há por aí muita gente ressabiada, continue. Cumprimentos
  • Francisco Cunha Anda por aí muito primo alemão…ou aparenta andar!…relembrar esta hecatombe da história lusitana…ontem, hoje e sempre!
  • Francisco Duarte Azevedo Grande, justo e directo texto a pôr os pontos nos ii. Abraço 🤗