Mulher, portuguesa e agora também cientista-astronauta – a primeira

Já lá vão alguns anos desde que Ana Pires levantou os pés da terra. Foi das rochas até à paixão pelo espaço e chegou à NASA.

Source: Mulher, portuguesa e agora também cientista-astronauta – a primeira

Já lá vão alguns anos desde que Ana Pires levantou os pés da terra. Foi das rochas até à paixão pelo espaço e chegou à NASA.

Nem a NASA ficou indiferente ao talento e à ambição de Ana Pires. Já vestiu o célebre fato branco da cabeça aos pés, já sobrevoou a mesosfera e até testou a conhecida força G. No feminino, foi a primeira a levar Portugal até ao programa PoSSUM da agência espacial norte-americana, onde receberia o diploma que lhe daria o título de primeira cientista-astronauta portuguesa neste curso.

Entre as centenas de candidaturas, lá estava ela, como uma das 12 pessoas selecionadas para o programa de investigação PoSSUM da NASA, lecionado na Florida, EUA, que incide sobre o tema “Ciência suborbital polar na alta mesosfera”.

A paixão pelo espaço nasceu depois da paixão pelas rochas, pelo mar e pela robótica. Ana Pires é licenciada em Engenharia Geotécnica e Geoambiente pelo Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto (ISEP). Mais tarde, às rochas juntou a robótica, com um mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. E, atualmente, é investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência ( INESC TEC), onde desenvolve projetos de mineração subaquática.

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mulher-portuguesa-e-agora-tambem-cientista-astronauta—a-primeira-10382676.html