Views: 0
Correndo o risco de alguns ainda teimarem, coloco o link abaixo e faço algumas observações, após me informar e continuar lendo e pesquisando sobre o assunto:
– NÃO é apenas uma gripe.
– O corpo NÃO cria imunidade e a pessoa pode infectar-se, curar-se e tornar a se infectar.
– Contamina outros antes de os sintomas se revelarem no infectado, e a fase de incubação pode durar de 14 a 28 dias.
– Não há nenhuma certeza de que o vírus “não gosta de climas quentes”. Países como a Austrália, com temperatura semelhante à nossa, agora, vêm aumentando o número de casos.
– A taxa de transmissão da gripe comum (que se chama R0, a taxa de transmissão) é de umas duas pessoas. Uma só pessoa com Covid-19 pode infectar de 4 a 7 pessoas (e essas 4 a 7 infectarão mais 4 a 7, e assim por diante, tudo isso enquanto ainda não tem sintomas e não sabe que está doente).
– Não é só uma gripe, porque o vírus é muito, muito seletivo, indo aos órgãos nobres. Infecta a primeira vez uma pessoa idosa ou com imunidade baixa e ataca os pulmões. Se a pessoa recuperar e se reinfectar, pode ficar com danos renais para o resto da vida e aí o vírus pode atacar o coração (há teorias de que as “mortes súbitas” de pessoas caindo duras de repente na China são porque o vírus atacou o coração).
– Uma gripe comum não se transmite pelo contato com um objeto onde a pessoa tocou cinco horas antes, transmite?
– Em homens, pode causar infertilidade (ainda há dúvidas, mas é uma possibilidade).
Portanto, mesmo que você seja jovem, extremamente saudável e ache que é só uma gripe, você não se importa de pegá-la, não ter sintomas e repassá-la para os mais velhos em sua família ou no seu círculo e causar sua morte?
Se fosse “só uma gripe”, por que tanto escarcéu?
E para aqueles que dizem: “Ah, mas morre tanta gente por isso e por aquilo todos os dias”.
Certo.
Mas não foi você o causador, foi? Só que se você não se cuidar e passar para alguém com saúde frágil, pode sentir (alguma) culpa – eu sentiria horrores de culpa, por negligenciar os outros e pensar só em mim.
E antes que me chamem de alarmista, informem-se e vejam mais vídeos, leiam mais notícias, conversem, orientem, eduquem-se e se preparem. Pânico não, preparação sim.
