MUITO MAIS QUE PAISAGEM – 100 ANOS DE PEDRO DA SILVEIRA

May be an image of text that says "MUITO MAIS QUE PAISAGEM 100 anos de Pedro da Silveira COORDENAÇÃO Ana Cristina Gil, Leonor Sampaio da Silva, Madalena Teixeira da Silva Urbano Bettencourt"

MUITO MAIS QUE PAISAGEM – 100 ANOS DE PEDRO DA SILVEIRA
Leonor Sampaio da Silva et alii (org)

COORDENAÇÃO: Ana Cristina Gil, Leonor Sampaio da Silva, Madalena Teixeira da Silva e Urbano Bettencourt.

TEXTOS
Alexandre Borges; Ângela de Almeida; Daniel Gonçalves; Eduíno de Jesus; Ivo Machado; João de Melo; João Pedro Porto; Joel Neto; Judite Canha Fernandes; Leonardo; Leonor Sampaio da Silva; Maria João Ruivo; Nuno Costa Santos; Paula de Sousa Lima; Pedro Almeida Maia; Pedro Paulo Câmara; Renata Correia Botelho; Urbano Bettencourt.

ILUSTRAÇÕES
Ana Piques; Anita Peixoto; Inês Carvalho; Isabel Frazão; Leonor Fernandes; Madalena Serpa; Margarida Cruz; Margarida Melo; Maria Oliveira; Natália Tavares; Natasha Brasil
Pedro Reis; Sara Kim; Sofia Sousa.

BREVES NOTAS SOBRE A PAISAGEM
Este livro integra-se nas comemorações do primeiro centenário do nascimento de Pedro da Silveira, uma data que a Universidade dos Açores, por via de um grupo de docentes do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FCSH, e dos centros de investigação CHAM-NOVA/UAc, CeHu e CLP, desejou assinalar com a presente publicação.
Do legado multifacetado que o intelectual florentino nos deixou, englobando poesia, tradução, crítica literária e investigação em História e Etnografia dos Açores, entendemos dever salientar neste livro a obra poética — uma decisão determinada pelo reconhecimento de duas circunstâncias injustamente contraditórias: a sua importância na literatura que versa sobre os Açores e o desconhecimento que as gerações mais novas têm dela.
Com este objetivo em vista, selecionámos versos dispersos e convidámos alguns escritores nascidos ou residentes no arquipélago a elaborar um texto (em prosa ou em verso), a partir do verso que lhe havia sido atribuído, em total liberdade relativamente ao contexto de onde provinha. Quisemos, com isso, demonstrar a força de exemplos singulares como fertilizantes de novos atos de criação e o poder da arte na revigoração do património imaterial de uma comunidade.
Para melhor concretizar o propósito de encorajar o contacto dos mais jovens com o legado do poeta, convidámos também a Escola Secundária Antero de Quental, através da professora Alexandra Baptista, a participar no livro com uma seleção de ilustrações feitas em contexto de sala de aula por alunos do 11º e 12º anos de Artes Visuais. Demos, assim, continuidade a um trabalho conjunto iniciado com a criação da Academia Gulbenkian do Conhecimento da UAc, em 2019. A cada estudante foi lançado o mesmo repto dirigido aos escritores.
O resultado é tão rico quanto diversificado. Cada verso conhece agora uma vida renovada pelo diálogo tanto com a palavra (vertida em crónica, poema ou conto) como com a gramática visual contemporânea; cada verso demonstra como é capaz de sobreviver isoladamente, continuando a inspirar artistas de diversas idades, e novas materializações criativas, em que a experiência amadurecida pela responsabilidade se combina com a espontaneidade moldada pela aprendizagem ao ponto de ser impossível dissociar juventude e maturidade.
Agradecemos aos escritores, aos alunos e à professora Alexandra Baptista a generosidade e o entusiasmo com que acolheram este desafio, que celebra a continuidade de uma vida nos 100 anos do seu aniversário.

Leonor Sampaio da Silva