mortes covid no mundo

Views: 0

Conversas pandémicas XXXV – Rabo de Peixe, uma lição
1. Afinal, quanto vale a vida humana, para as diferentes culturas…?
1.1. Em alguns países ocidentais, a taxa de letalidade associada à COVID19 está bastante mais baixa do que em Portugal.
Portugal está com uma taxa de 1,5%, o mesmo do que a Suíça ou a Finlândia. Mas, a Nova Zelândia e a Áustria têm uma taxa de 1,2%, a Dinamarca 1,0% e a Islândia apresenta uma taxa de 0,5%.
Se a proporção dos que morreram, entre os infectados, em Portugal, fosse por exemplo tão baixa como na Dinamarca, cerca de 1900 pessoas ainda estariam vivas, no nosso país.
1.2. Mas, atentemos nos valores em países da mortalidade em países asiáticos.
Taiwan: 0,3 por milhão (7 mortes)
China: 3 por milhão (4.634 mortes)
Singapura: 5 por milhão (29 mortes)
Coreia do Sul: 10 por milhão (529 mortes)
Hong Kong: 14 por milhão (109 mortes)
Japão: 17 por milhão (2.141 mortes)
O leitor poderá consultar um artigo, que aqui publiquei, onde retratei as grandes diferenças entre a forma como o mundo ocidental e o mundo oriental encararam esta pandemia.
Grosso modo, e em resumo, a robustez e a persistência das medidas preventivas, o desconfinamento ponderado e cuidado, e o não hesitar na aplicação de medidas de Saúde Pública sempre que necessário.
A História desta pandemia será, sem dúvida, um desafiante exercício a realizar no futuro.
2. A situação actual.
A mortalidade em Portugal está alta. Excessivamente alta. Com valores, por milhão de habitante, muito superiores aos da Alemanha, por exemplo, e acima dos EUA ou Reino Unido.
Na semana passada comparei o número desastroso de mortes na Suécia, com os restantes países nórdicos. Acrescentemos Portugal, a esta equação. Não gostamos do que vemos…
Mas, há notícias boas. Finalmente. A curva que retrata a incidência nacional desce. De valores absolutamente astronómicos.
3. “O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo.” [Agustina Bessa-Luís]
Em Rabo de Peixe a Saúde Pública, na passada semana, foi colocada num patamar de excelência. Em defesa da Saúde dos Açorianos.
Só a generosidade das gentes de Rabo de Peixe poderia, de uma forma exemplar, colaborar com o notável trabalho do governo regional dos Açores, como o fez. Ao alcance de poucos.
O resultado…? Um melhor conhecimento da situação epidemiológica na ilha de São Miguel, e em particular na freguesia de Rabo de Peixe.
Cerca de 2000 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, colocariam Rabo de Peixe no nível mais alto (de 7), na classificação usada no continente (o nível mais alto tem o seu limite inferior nos 960 casos). Isso justifica, de forma clara e objectiva, que depois do diagnostico realizado se tomem medidas cautelares, para procurar mais casos, por contactos de risco, e controlar a situação.
4. A Comissão Especial de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia por COVID19
Criada pelo sr. Presidente do Governo Regional dos Açores, a supracitada Comissão, é constituída pelo Dr. Gustavo Tato Borges, que a preside, e pelo Dr. Helder Rodrigues e pela Enfa. Lúcia Rodrigues. A sinergia criada por membros deste calibre torna indiscutível o acerto na criação desta Estrutura de Missão.
Já conseguimos ver alguma luz ao fundo do túnel, com a aparecimento de várias alternativas, em termos de imunização (vacina). Mas, há ainda muito trabalho por fazer. Votos de trabalho profícuo!
Mario Freitas
Médico consultor (graduado) em Saúde Pública e Delegado de Saúde
(Diário dos Açores de 11/12/2020)
+3
16
3 comments
3 shares
Like

 

Comment
Share
Comments
  • COVID-19: o “DEMÉRITO” do nosso Governo, sobretudo das autoridades e profissionais do nosso Serviço Nacional de Saúde:

    É no número de mortes a que dá origem que melhor se avalia a GRAVIDADE de uma doença, e a maneira como cada país tem (ou não tem) S…

    • COVID-19: o “DEMÉRITO” do nosso Governo, sobretudo das autoridades e profissionais do nosso Serviço Nacional de Saúde:
      É no número de mortes a que dá origem que melhor se avalia a GRAVIDADE de uma doença, e a maneira como cada país tem (ou não tem) SUCESSO a enfrentá-la. Ora, considerando o número de mortes por covid-19, em função do milhão de habitantes, temos, por esta nossa Europa:
      1- Bélgica: 1.434 mortes por milhão de habitantes
      2- Espanha: 973
      3- Itália: 933
      4- Reino Unido: 868
      5- Macedónia do Norte: 860
      6- Montenegro: 802
      7- Bósnia: 833
      8- França: 819
      9- R. Checa: 783
      10- Eslovénia: 717
      11- Suécia: 671
      12- Bulgária: 605
      13- Roménia: 601
      14- Moldávia: 576
      15- Suiça: 568
      16- Holanda: 550
      17- Hungria: 533
      18- Luxemburgo: 524
      19- Croácia: 455
      20- PORTUGAL: 449 mortes por milhão de habitantes…
      Claro que o “DEMÉRITO” – como é ampla e diariamente referido pela nossa mídia, políticos e fazedores de opinião em geral – deste honroso 20º lugar deve ser assacado ao nosso Governo, sobretudo às autoridades e profissionais do nosso Serviço Nacional de Saúde e principalmente aos Profissionais de Saúde!
      E aos portugueses que se portam bem e cumprem as regras e confinamentos decididos por quem de direito!…
      Fonte: os números são os constantes do site do WORLDOMETER 7/12/2020
      1
      • Like

      • Reply
      • Share
      • 2 h
      • Edited
    See more

    1

    • Like

       

    • Reply
    • Share
    • 2 h
    • Edited