Views: 0
A CAUSA DAS COISAS
A exposição de longo prazo de humanos à poluição do ar aumenta o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Um novo Modelo Global de Mortalidade por Exposição (GEMM) foi derivado de muitos estudos de coorte, fornecendo uma cobertura muito melhorada da exposição a partículas finas (PM 2,5 ). Aplicamos o GEMM para avaliar o excesso de mortalidade atribuível à poluição do ar ambiente em uma escala global e comparar com outros fatores de risco.
Utilizado um modelo atmosférico informado por dados para calcular a exposição mundial ao PM 2,5e poluição por ozônio, que foi combinada com o GEMM para estimar o excesso de mortalidade específica por doença e perda de expectativa de vida (LLE) em 2015. Usando este modelo, investigamos os efeitos de diferentes fontes de poluição, distinguindo entre naturais (incêndios florestais, poeira eólica) e emissões antropogênicas, incluindo o uso de combustível fóssil. O excesso de mortalidade global de toda a poluição do ar ambiente é estimado em 8,8 (7,11–10,41) milhões / ano, com um LLE de 2,9 (2,3–3,5) anos, sendo um fator de dois maior do que as estimativas anteriores, e excedendo o tabagismo. A taxa de mortalidade média global de cerca de 120 por 100.000 pessoas / ano é muito excedida no Leste Asiático (196 por 100.000 / ano) e na Europa (133 por 100.000 / ano). Sem as emissões de combustíveis fósseis, a expectativa de vida média global aumentaria 1,1 (0,9-1,2) anos e 1,7 (1,4-2. 0) anos, removendo todas as emissões antropogênicas potencialmente controláveis. Como o controle da emissão de poeira e incêndios florestais eólicos é impraticável, um LLE significativo é inevitável.
A poluição do ar ambiente é um dos principais riscos globais à saúde, causando significativo excesso de mortalidade e LLE, especialmente por doenças cardiovasculares. Ele causa um LLE que rivaliza com o fumo do tabaco. A média global LLE da poluição do ar excede fortemente a da violência (todas as formas juntas), ou seja, por uma ordem de magnitude (LLE sendo 2,9 e 0,3 anos, respectivamente).

ACADEMIC.OUP.COM
Loss of life expectancy from air pollution compared to other risk factors: a worldwide perspective
AbstractAims. Long-term exposure of humans to air pollution enhances the risk of cardiovascular and respiratory diseases. A novel Global Exposure Mortality Mod