morreu o nosso Norberto Ávila, sem nos dizer nada…

esta foi a homenagem que os colóquios lhe fizeram enm 2015 na Graciosa E 2016 MONTALEGRE

em abril pela primeira vez faltou ao nosso colóquio de Belmonte por já não se sentir bem….será lembrado por todos nós

Sidonio Bettencourt

MORREU NORBERTO ÁVILA… QUE TRISTEZA….
Surpreendido e triste com a morte de Norberto Ávila, um dos grandes dramaturgos portugueses de sempre, Terceirense apaixonado por São Jorge. Morreu há dias em Lisboa na sua solidão de escrita. Só agora se soube da notícia. Pouco importa. Importa sim, que perdemos um Homem um grande amigo, um autor com uma grande obra, diversificada e complementar. Vou ter muitas saudades do Norberto, da sua fina ironia, o seu rigor, as suas histórias, a sua competência. A sua generosidade imensa. Vou ter saudades das nossas tertúlias poéticas, com o Aires Reis, com o Belarmino Ramos, com os nossos amigos jorgenses no jardim Francisco Lacerda, ou sobre as árvores na Fajã de São João. Morreu um grande Açoriano.
Dramaturgo, romancista, contista e poeta português, nascido em Angra do Heroísmo, Açores, a 9 de setembro de 1936.
De 1963 a 1965 frequentou, em Paris, a Universidade do Teatro das Nações. Criou e dirigiu a revista Teatro em Movimento (Lisboa, 1973-75). Chefiou, durante 4 anos, a Divisão de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura; abandonou o cargo em 1978, a fim de dedicar-se mais intensamente ao seu trabalho de dramaturgo.
Traduziu obras de Jan Kott, Shakespeare, Tennessee Williams, Arthur Miller, Jacques Audiberti, Junji Kinoshita, Valle-Inclán, Fassbinder, Blanco-Amor, José Zorrilla e Liliane Wouters.
As obras dramáticas de Norberto Ávila, maioritariamente reunidas na coletânea Algum Teatro (20 peças em 4 volumes, Imprensa Nacional-Casa da Moeda) têm sido representadas em diversos países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Suíça. Títulos mais divulgados, nacional ou internacionalmente: As Histórias de Hakim, O Marido Ausente, A Ilha do Rei Sono, O Rosto Levantado, Arlequim nas Ruínas de Lisboa, Florânia ou A Perfeita Felicidade, D. João no Jardim das Delícias.
A atividade literária de Norberto Ávila abrange porém outros géneros, como o romance – No Mais Profundo das Águas, (sobre Antero de Quental e a Geração de 70), A Paixão Segundo João Mateus (Romance Quase de Cordel), em que se recria a oralidade popular da ilha Terceira, e Frente à Cortina de Enganos (inédito) – , estando em preparação (em 2014) o seu primeiro livro de contos. É ainda autor do livro de poemas Percurso de Poeta (Prémio Natália Correia, 1999, edição de autor, 2000). S.B.
May be an image of 3 people and people standing
Pedro Paulo Camara and 3 others
1 comment
Like

 

Comment
Share
1 comment
  • Active

    Pedro Paulo Camara

    Não pode ser!!! Tão, tão triste! Ainda há dias falávamos nos seus projetos futuros! 🙁
    • Like

       

    • Reply
    • 1 m