MORREU MACHADO PIRES

Açores Global

É com pesar que informamos o falecimento do Professor Antônio Machado Pires, ex Reitor da Universidade dos Açores.
Um grande incentivador da relação dos Açores ao litoral Açoriano de Santa Catarina nos anos 80.
Em Vila Nova, na Casa Açoriana, a Biblioteca Açoriana tem seu nome, como também, a Biblioteca Açoriana no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
António Machado Pires, nasceu em Angra do Heroísmo,ilha Terceira em 1942.
Professor universitário. Ensaísta. Investigador.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa (1966), onde foi assistente, doutorou-se em Literatura Portuguesa pela Universidade dos Açores (1979), com a tese A Ideia da Decadência na Geração de 70, onde se aposentou como professor catedrático, vice-reitor (1981-1982) e reitor, a partir de Dezembro de 1982, tendo também fundado e dirigido o departamento de Línguas e Literaturas Modernas. Tem leccionado cadeiras de Cultura e Literatura Portuguesa, e Teoria da Cultura.
Prefaciador de vários (em especial, de As Ilhas Desconhecidas, de Raúl Brandão, 1988) e colaborador do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Colóquio/Letras, Prelo, Arquipélago, Revista da Universidade de Coimbra, entre outras publicações especializadas. Dirigiu a publicação das Obras Completas de Antero de Quental e as Obras Completas de Vitorino Nemésio.
Assinou diversos trabalhos científicos e apresentou inúmeras comunicações em congressos e colóquios. Foi director e co-fundador da revista Arquipélago, conselheiro do INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica), presidente do SIEN (Seminário Internacional de Estudos Nemésianos) e membro do conselho editorial da Imprensa Nacional/ Casa da Moeda. Foi agraciado com a Medalha Brasileira dos 25 Anos da Universidade de Santa Catarina (Brasil) e com a Ordem de Instrução.
May be an image of 1 person
2 comments
Like

Comment
Share
2 comments
View 1 more comment
Faleceu o Professor António Machado Pires
Nasceu em Angra do Heroísmo em 1942. Licenciado em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde leccionou e foi assistente de Vitorino Nemésio. Doutorou-se em 1979. Foi o 2º Reitor da Universidade dos Açores (1982 – 1995) e da qual era Professor Catedrático Aposentado. Fez conferências em universidades do Brasil, Bélgica, Alemanha, EUA, Inglaterra e Espanha. Pertence ao Conselho Editorial da Imprensa Nacional / Casa da Moeda, onde dirigiu publicação das obras completas de Vitorino Nemésio. O seu Livro Luz e Sombras no Século XIX em Portugal ganhou o prémio PENCLUB – Ensaio.
A administração do AG apresenta sentidas condolências à família e amigos. Descanse em paz.
May be an image of 1 person
8
2 comments
1 share
Like

 

Comment
Share
2 comments

Top comments

  • Mario Freitas

    Sentidas condolências à família enlutada.
    • Like