Ministros que “pulam e avançam”

 

 

 

 

https://blog.lusofonias.net/wp-content/uploads/2021/06/ministros-que-pulam-e-avancam-osvaldo-cabralPages-from-2021-06-16.pdf
Ministros que “pulam e avançam”
O líder do PS-Açores, Vasco Cordeiro, disse esta coisa extraordinária, há cerca de duas semanas, num encontro com António Costa na ilha Terceira: “quando os governos do PS se conjugam, na Região e na República, a autonomia pula e avança”!
Certamente no calor do comício o ex-Presidente do Governo dos Açores não se lembrou do tempo em que pediu a colaboração de Costa para fechar os aeroportos, no início da pandemia, e o Primeiro- Ministro simplesmente recusou.
Podia ter lembrado a Costa que a construção da nova cadeia de Ponta Delgada já “pulou e avançou” não sei quantas vezes, encontrando-se em banho maria numa espécie de “Confraria da Bagacina”, como alguém lhe chamou.
Podia, ainda, ter recordado a Costa que foram prometidos três radares meteorológicos para os Açores, mas até agora só chegou um.
Se a memória não fosse tão selectiva podia acrescentar à lista as obrigações de serviço público para transporte de carga aérea, uma promessa do início do mandato de Costa, há cinco anos, e que o Ministro das coisas mortas, o intrépido Pedro Nuno Santos, nunca concretizou.
E podia, também, lembrar as palavras de Costa, quando disse que ia alterar o subsídio de mobilidade, o tal “esquema absurdo e ruinoso para as finanças públicas”, mas passados estes anos todos continuamos todos a pagar este “esquema absurdo e ruinoso” devido à inércia do Governo de António Costa.
Se os dois governos, do PS, “pularam e avançaram”, então é de perguntar porque se queixou Vasco Cordeiro de terem “desaparecido”, neste bom entendimento entre os dois governos, 140 milhões de euros que figuravam inicialmente no Plano de Recuperação e Resiliência.
E eis que chegamos ao cúmulo do “pula e avança”, bem lembrado esta semana pelo Reitor da Universidade dos Açores, relativo ao compromisso do Ministro do Ensino Superior em transferir para a Universidade dos Açores 4,8 milhões de euros, num contrato plurianual, prometido numa reunião com a presença de Vasco Cordeiro.
Perante esta oportunidade de estar olhos nos olhos com António Costa, na Terceira, numa pega de caras, ter-lhe-ia dito que dos 4,8 milhões prometidos há mais de um ano, nem vê-los a “pular e avançar”!
Este Ministro teve o descaramento de, mesmo assim, deslocar-se à
região em Março passado e, metendo os pés pelas mãos, argumentou que não tinha assinado nada, mas continuava à espera que o Conselho de Ministros aprovasse o prometido.
Continuamos sentados e António Costa estava bem sentado, na Terceira, em frente a Vasco Cordeiro, sem que ninguém se incomodasse em perguntar-lhe a razão pela qual o compromisso com a universidade açoriana não “pula nem avança”.
Agora, perto das autárquicas, vem a promessa de que o Governo da República vai nomear um grupo de trabalho para estudar o aumento da pista da Horta.
É só mais um grupo de trabalho, como aquele para estudar a alteração do subsídio de mobilidade, cujos trabalhos nunca chegam ao fim.
E, adivinhem, quem terá nomeado o grupo de trabalho?
Claro, o destemido Pedro Nuno Santos, o tal ministro que gosta tanto dos Açores, que desviou 200 milhões de euros do Porto da Praia da Vitória, para aplicar… na ferrovia.
Outro que “pula e avança”!
****
“PULA E AVANÇA” ANA PAULA VITORINO – Quem vai “pular e avançar” é Ana Paula Vitorino, a inenarrável ex-Ministra do Mar, que guardou no fundo das suas gavetas as propostas dos Açores sobre a Lei do Mar.
Liderou, inclusivé, o grupo de deputados que se revoltou contra a referida lei, avançando com um pedido de veto ao Presidente da República.
A mesma que prometeu transformar o Porto da Praia da Vitória num hub internacional, integrado na rede europeia de portos estratégicos, aquando de uma visita a esta região.
Mal chegou a Lisboa, tratou de chamar chineses e americanos para investirem em Sines e nunca mais se ouviu falar no porto terceirense.
Agora vai ser nomeada reguladora da mobilidade dos transportes, ou lá o que isto seja.
A SATA que ponha as barbas de molho.
É que, com esta senhora, tudo “pula e avança”… à moda do PS.
(Osvaldo Cabral – Diário dos Açores de 16/06/2021)
May be an image of Osvaldo José Vieira Cabral and text
6 comments
36 shares
Like

Comment
Share
6 comments
View 4 more comments
All comments