METANO E OS BURACOS DA SIBÉRIA

Views: 0

Pode ter sido descoberta a causa dos misteriosos buracos na Sibéria

PELO MENOS NOVE GRANDES BURACOS FORMARAM-SE NA REGIÃO RUSSA DESDE 2013. 07/09/20 10:36 ‧ HÁ 20 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO 📷MUNDO SIBÉRIA

Os misteriosos buracos de grandes dimensões que têm surgido nos últimos anos na tundra siberiana, na Rússia, podem estar relacionados com as alterações climáticas, avança a CNN. Este verão foi descoberto mais um buraco massivo: uma cratera com 20 metros de largura e 30 metros de profundidade. Este foi o nono buraco de grandes dimensões a formar-se na Sibéria desde 2013.
As teorias iniciais em torno destes buracos apontavam para o impacto de meteoritos na superfície terrestre, o colapso de instalações militares secretas e até a possibilidade de terem sido locais onde podiam ter aterrado OVNIs.
Embora os cientistas ainda procurem mais respostas, acreditam que o buraco descoberto este verão pode estar ligado a uma explosão de gás metano, que poderá ter resultado do aumento das temperaturas na Sibéria.
O pergelissolo, um tipo de subsolo que existe nas regiões polares e que também é conhecido por permafrost, representa dois terços do vasto território russo. É um reservatório natural de metano, um gás de efeito estufa, e os recentes verões quentes na Sibéria podem ter contribuído para a criação destas crateras.
“Nesta altura, não há uma única teoria que tenha sido aceite sobre a formação destes fenómenos complexos”, afirmou Evgeny Chuvilin, um cientista do Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo. “É possível que se tenham formado durante anos, mas é difícil estimar durante quanto tempo. Como as crateras aparecem habitualmente em áreas praticamente intocadas e desabitadas do Ártico, na maioria das vezes ninguém as vê ou reporta”, acrescentou.
Image may contain: plant, outdoor and nature