melhorar a estrada da ribeira quente, povoação

Views: 0

+4

Reduzir riscos de deslizamentos de terras pela construção de um sem-túnel? 🧐
Num troço da ER Nº 2-2ª, entre as Furnas e a Ribeira Quente, em São Miguel, o forte pendente e altura de cerca de 300m da encosta sobranceira à estrada, motivou a adoção da construção de semi-túnel para mitigar os frequentes movimentos de vertente.
Com uma extensão de 210 m, esta estrutura, também designada por falso-túnel, é uma estrutura em betão armado composta por pórticos longitudinalmente espaçados de 4 m e uma laje de cobertura maciça com 25 cm de espessura.
Do lado do talude de escavação, a estrutura ficará fechada e, do lado da ribeira, a estrutura é aberta, ficando apenas os pilares à vista.
As fundações são indiretas, do tipo microestacas. Do lado do talude de escavação, foram executadas ancoragens para equilíbrio dos esforços horizontais.
Sobre a laje de betão maciça será colocada uma camada de amortecimento, com granulado de argila expandida aplicada em big bags e a granel, de proteção da estrutura.
Os semi-túneis são, em muitos casos, a solução mais económica e com menor impacto ambiental, sobretudo quando se tratam de vertentes de elevada altura e declive.
Esta obra de consolidação dos Taludes da Estrada Regional Nº 2-2ª, Troço Furnas – Ribeira Quente – 2ª Fase, envolve ainda mais sete intervenções, ao longo de seis km.
Nos restantes sete troços, dadas as caraterísticas das vertentes, as soluções de minimização do risco, envolvem essencialmente o reperfilamento dos taludes e implantação de sistemas de drenagem. O recurso a pregagens provisórias é efetuado sempre que se justifique face às condições do terreno.
Em execução em consórcio pela Tecnovia Açores esta obra vai seguramente melhorar a proteção de pessoas e bens.
Mantenham-se atentos e continuem desse lado a acompanhar a evolução deste projeto 😊

All reactions:

3

1

Like

Comment
Share