Manuel Viegas Carrascalão um filme

Joao Paulo Esperanca
2 hrs ·
«
UM HOMEM VALE UM HOMEM é um filme biográfico sobre Manuel Viegas Carrascalão, jovem sindicalista, dirigente anarco-sindicalista, deportado durante 19 anos em Timor, perdoado por Salazar e fundador duma das famílias mais importantes de Timor.

É um filme sobre um dos membros mais activos daquele grupo de jovens, e menos jovens, que travaram uma luta sem quartel, desde o início da década de vinte, encabeçando sindicatos, greves, acções directas, comícios, manifestações, acções de solidariedade, entre as quais as estruturas financeiras de apoio aos presos ditos sociais e às suas famílias, sofrendo em resposta às suas acções a repressão violenta e cega duma polícia política dirigida pelo feroz Ferreira do Amaral. Manuel Viegas Carrascalão que em 1925 é secretário-geral da Federação das Juventudes Sindicalistas e também o criador da caixa de previdência da mesma federação, é preso quatro vezes, a primeira em 1920, a segunda em 1922, a terceira, em que foi pela primeira vez colocado na linha de deportação, em 1924 e finalmente em 1925, sendo deportado em 1927.
É um filme sobre o movimento de repressão sobre a luta operária e os seus membros mais activos, repressão conduzida pelo Tenente-coronel Ferreira do Amaral, adorado pela União dos Interesses Económicos, herói da 1a Grande Guerra, simpatizante da ditadura espanhola de Primo de Ri- vera e dos métodos da polícia desta.
É um filme sobre a interacção dos anarquistas ibéricos e dos exemplos de Durruti, Ascaso e Garcia Oliver sobre os anarquistas e revolucionários portugueses.
É um filme sobre a deportação e o seu sentir.
É um filme sobre o colonialismo em Timor que há data da deportação de Manuel Viegas Carrascalão, 1927, até ao final da 2a Grande Guerra a população dos deportados superava a dos europeus.
É um filme sobre a mestiçagem. Manuel Viegas Carrascalão cedo percebeu os valores culturais que regiam a sociedade de Timor, não a colonial. Depois de passar o primeiro ano da deportação na prisão de Aipelo, é mandado em desterro para Venilale. O governador Teófilo Duarte sente que a atitude irreverente de Carrascalão perto dos outros desterrados po- derá funcionar como rastilho e o desterro é a melhor solução. Durante algum tempo será desterrado de terra em terra. Para sobreviver há que observar, compreender. Compreender os limites, as probabilidades. Marcelina Guterres, jovem de 19 anos da pequena corte do rei de Venilale, cruza- se com Manuel Viegas, provavelmente no mercado, onde ele ganhava alguns trocos como professor de português (feitura de cartas, etc.). E a partir daqui nasce uma história de mestiçagem de 12 filhos.
É um filme sobre a resistência ao invasor japonês, feita por aqueles que a nação considerava como indesejáveis.
É um filme sobre a passagem do militante anarco-sindicalista para o de grande proprietário da Fazenda Algarve.
É um filme sobre a história do convite do ditador Salazar ao deportado bombista e anarquista, para que este volte como colono a Timor.
É um filme sobre o exercício de equilíbrio entre um ideário, o anarquismo, e a realidade.
É um filme sobre a construção de uma família, das mais importantes e influentes de Timor e da sua dispersão política.»

cargocollective.com

ver em http://cargocollective.com/josemanueldeslopes/UM-HOMEM-VALE-UM-HOMEM-em-preparacao