MANUEL CARRASCALÃO

MANUEL VIEGAS CARRASCALÃO
Em 24 de Outubro de 1901, há 118 anos, nascia Manuel Viegas Carrascalão, filho de Manuel Viegas Carrascalão e Maria Faustina Cavaco (da Freg. de Alosno, Huelva, Andalucía, Espanha), no sitio dos Machados, São Brás de Alportel, Algarve, Portugal.
Operário tipógrafo, começou como aprendiz nos Ecos do Sul , em 1913 e rapidamente começa a participar no trabalho sindical. Adere à corrente anarco-sindicalista, é preso várias vezes, é eleito secretário geral da Federação das Juventudes Sindicalistas e cria a Caixa da Solidariedade da mesma federação.
Em Junho de 1925 é preso por bombismo e acusado de pertencer à Legião Vermelha, na sequência das represálias do poder ao atentado de assassinato a Ferreira do Amaral, comandante da Polícia Cívica de Lisboa, a 15 de Maio.
Em Setembro de 1926 é condenado a 6 anos de degredo pelo Tribunal Militar por ser da Legião Vermelha.
Em Dezembro de 1926, o Supremo Tribunal confirma a pena de degredo de 6 anos a Carrascalão, por responsabilidade na criação e actividade da Legião Vermelha.
A 23 de Fevereiro de 1927, Carrascalão escreve do Forte de Monsanto, onde acusa a polícia das mortes de Gavroche e também de Diamantino de Anunciação e Domingos Pereira. Afirma que certos polícias vêm à prisão à procura de certos jovens para os levar com o objectivo de os assasinar. O que aconteceria a Filipe José da Costa e Hilário Gonçalves.
Em Abril de 1927, Manuel Viegas Carrascalão, gráfico, José Gordinho corticeiro, João Maria Major, manipulador de pão, José Filipe, da construção civil, Joaquim da Silva, metalúrgico, e outros, num total de 64, são deportados no navio Pêro de Alenquer para Timor. A viagem demorará 5 meses e passa por Cabo Verde e Guiné. O Pêro de Alenquer só chegará a Timor em Setembro, ao porto Aipelo. Manuel Viegas Carrascalão fica preso em condições sub-humanas na prisão Aipelo.
Em 1928, MVC é liberto por bom comportamento e imediatamente desterrado para Venilale.
Em Venilale para sobreviver dá aulas de português, faz de carpinteiro e de pedreiro.
No mercado de Venilale conhece a jovem timorense Marcelina Guterres, filha de Loi Sibe e Joana Guterres.
A partir daqui a vida de Manuel Viegas Carrascalão fica intimamente ligada a Timor. Ainda será preso em 1933 na ilha prisão de Atauro e em 1942, pelas tropas japonesas. Regressará a Portugal a 15 de Fevereiro de 1946 e nesse mesmo ano regressa reabilitado a Timor, já como dono da Granja Eduardo Marques, antiga propriedade estatal, onde sob a condição de deportado tinha sido feitor. Não esquecendo as suas origens, muda o nome da granja para Fazenda Algarve (quando no ano anterior, em 1945, tinha regressado a Portugal chegou a ir ao Algarve com o seu filho mais velho, Manuel. Nessa altura ainda Manuel Viegas Carrascalão não pensava voltar para Timor. Tinha trazido toda a sua família e as suas economias. Provavelmente a ida ao Algarve tem dois objectivos: encontrar-se com a família, que já não via há quase vinte anos e procurar um futuro).
Graças à Fazenda Algarve acaba por se envolver na criação da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Timor (ACAIT).
Em 1972, a convite das autoridades de NTT, o governador Fernando Alves Aldeia autorizou a deslocação a Kupang de uma caravana desportiva de Díli para participar nas come- morações do 27.o aniversário da independência da Indonésia. Presidida pelo presidente da câmara municipal de Díli, Manuel Viegas Carrascalão, a comitiva contava com cerca de 200 pessoas. Durante a sua estadia, entre os dias 8 e 18 de Agosto, em Kupang, Manuel Viegas Carrascalão foi recebido pelo major-general Ali Murtopo, assessor especial do presidente Suharto para assuntos políticos e comandante da OPSUS, o serviço de Operações Especiais das ABRI, responsável pela compilação de informações e pela orientação de missões diplomáticas delicadas no estrangeiro.
Em 1975 Manuel Viegas Carrascalão vem a Portugal para tratamento médico.
A 7 de Dezembro de 1975, a Indonésia invade Timor Leste. Manuel Viegas, doente dum cancro pulmonar, passa dificuldades, pois os indonésios retêm-lhe os bens.
1977
Morre Manuel Viegas Carrascalão, em 24 de Outubro, em Portugal.
O casal Marcelina Guterres e Manuel Viegas Carrascalão tiveram 13 filhos: Dora, Maria, Manuel, Maria Ermelinda, Mário, Artur, Maria Alice, José, João, Francisco, Maria Gabriela, Maria ângela, Natália.
+5
5 comments
Like

Comment