Views: 0
O actor António Reis, cofundador da Seiva Trupe e do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), morreu esta terça-feira, aos 77 anos, no Porto, em consequência de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte daquela companhia teatral.
“Ao seu nome ficam ligadas memórias e as raízes do teatro no Porto”, sublinhou a Companhia Seiva Trupe, lamentando que perde “um dos alicerces em que se fundou e cresceu nestes mais de 48 anos”.
António Reis iniciou a atividade nos anos de 1960 no Grupo dos Modestos, num espetáculo de Joseph Kesserling, e ingressou depois no Teatro Experimental do Porto, em 1970, onde fez a estreia profissional e trabalhou durante dois anos.
Em 1973, juntamente com Júlio Cardoso e Estrela Novais — também vindos do Teatro Experimental do Porto -, António Reis cofundou a Seiva Trupe, onde foi actor, mas também encenador, cenógrafo, director de produção e director de cena, refere o Centro de Estudos de Teatro, da Universidade de Lisboa, na sua base de dados.
Jose Manuel R Barroso
3 comments
Like
Comment
Share
3 comments
- Ana Glória LucasMuito se morre de “doença prolongada” em Portugal! Este medo de chamar as coisas pelos seus nomes…
- Like
- Reply
- 1 h
- Jose Manuel R BarrosoAna Glória Lucas além do cancro, pelos vistos, todas as doenças são rápidas! Mas o António Reis foi um homem de teatro de relevo. Rip.
- Like
- Reply
- 57 m
View 1 more reply