Mª JOÃO RUIVO, ANTERO E OS BONS ALUNOS

Views: 0

18 de abril

Abril não é só o mês da revolução dos cravos. Muito antes disso, em abril, nascia Antero, que por estes dias celebramos como Patrono da nossa Escola, antigo Liceu.
Em circunstâncias normais, hoje estaríamos em festa na nossa Escola/Liceu e entregaríamos os Diplomas de Mérito aos nossos alunos, no salão nobre, a linda Biblioteca. Há quem conteste esta tradição, mas eu acho muito bem. Há uma obsessão com as igualdades, mas, por muitas voltas que se dê, as pessoas não são todas iguais. Além disso, este primado da mediocridade a que assistimos não é, então, uma forma de segregar o que tem qualidade?
Sempre houve e sempre haverá alunos bons, médios e fracos. Há alunos que estudam e outros que não. As competências não são as mesmas de aluno para aluno e há alguns que nem querem saber de competências para nada. Há também uma grande preocupação com os jovens problemáticos. Faz-se reuniões, elabora-se dezenas de relatórios, combina-se medidas de superação, cria-se equipas de combate ao insucesso… Acho bem, embora na verdade muitas vezes os ditos alunos não tenham problema nenhum para além da preguiça e do desleixo. Ou têm apenas outras motivações.
No meio de tudo isto, há os que acham que é retrógrado entregar Diplomas de Mérito aos alunos que o têm. Não apenas retrógrado, mas penalizador para os outros, que irão ficar frustrados com este gesto que evidencia a desigualdade. Que hipocrisia! E então não será penalizador para os que se destacam não ver o seu mérito reconhecido por causa daqueles que não fazem nada por isso? É apenas uma interrogação retórica.

Comments
  • Pedro Paulo Camara Subscrevo a tua interrogação (que, na minha cabeça, é muito mais do que retórica). 😉