lixo,lixo e mais lixo (felizmente não há turistas…e os açorianos já estão habituados

Views: 0

Image may contain: sky, tree, cloud and outdoor
Image may contain: sky, shoes, cloud and outdoor
Image may contain: plant, sky, flower and outdoor
Image may contain: one or more people, shoes and outdoor
Image may contain: sky, tree, outdoor and nature

Nuno Miguel Agostinho Baptista

Tem sido uma constante. A localização é simples: Estrada Regional da Ribeira Grande, a escassos 100 metros da rotunda do Peixe Assado. Apesar da recolha de RSU ser efectuada 3 vezes por semana, o cenário é este e repete-se quase diariamente. O crime ambiental é óbvio. As autoridades municipais competentes, a designada “Polícia Municipal” já foi alertada para o problema por diversas vezes pelos moradores da zona que assistem continuamente ao depósito indevido de lixos e outros resíduos por cidadãos que não residem na zona. Curiosamente, esta “polícia” nunca é avistada mas apressa-se a autuar noutras localizações mais … “cómodas”, por assim escrever. Desta vez, parece que algum reparador de televisores “aproveitou” a ocasião! Como é também evidente, existe óleo de motor espalhado e que contamina o solo por escoar directamente para um suposto poço de eliminação de águas pluviais. Já agora, esse referido “poço” está apenas “protegido” por um mureto de pedra (já em fase de degradação) com uns meros 80 cm de altura e sem qualquer rede. Se fosse em qualquer habitação, qualquer estrutura deste género teria de estar vedada com muro alto e correcta sinalização sob pena da habitação não ter a famigerada licença de utilização!!!!
Agora, a atribuição de responsabilidades!!!!! Muitos afirmarão que a recolha de RSU é da responsabilidade das Câmaras Municipais! Parece-me que sim! Mas, então não estamos a falar da “Estrada Regional”?????? Não existe uma Secretaria Regional do Ambiente? Não existe uma Secretaria das Obras Públicas? A GNR não tem uma divisão de “Crimes Ambientais”? Simples, todos assobiam para o lado que melhor lhes convém!
Pelo andar do problema, os moradores terão dificuldades em circular e, de certeza, o problema não será o Coronavirus! Tenho pena de não ser residente na zona nenhum autarca ou membro do Governo, teriam “outros olhos”!
Sem problema em assumir o que aqui escrevo, como sempre,
Nuno Miguel Agostinho Baptista.