LIVRO SOBRE ACONTECIMENTOS 1959 TIMOR

Contrariamente à minha expectativa, o livro de autoria do Sr. Gregório Henrique- “Timor 1959” nada traz de substancial ao conhecimento histórico sobre a propalada “revolta,” ocorrida nessa data na zona de Viqueque. Há uma série de referências identificativas dos que participaram e alguns que morreram durante os acontecimentos em causa, tornando-se, porventura, a mais válida achega como registo informativo. De resto, o autor escolheu uma linguagem já fora de moda, mais apropriada aos anos e embalo “revolucionário” dos idos de 1975 na qualificação da administração portuguesa, apodando-a a cada momento de atributos perniciosamente colonialistas.
Rapidamente o autor passa a cronicar a suas experiências como guerrilheiro após o invasão indonésia e a seguida retirada para Portugal em 1983, onde permaneceu até à data.
De modo algum pretendo apreciar criticamente o trabalho que se desenvolve em mais de 300 páginas, mas confesso que esperava algumas mais interessantes revelações em relação aos factos em 1959.
Por último, parece-me que em 2021 a linguagem politicamente forte que o autor usa, não será a mais adequada a quem pretende deixar uma (sempre desejável) mensagem de paz e esperança às novas e futuras gerações de timorenses.
May be an image of 1 person and text
Like

Comment
Share
0 comments