LAVA AZUL NA INDONÉSIA

Ijen, Indonésia Maravilhas da Natureza
O mistério do vulcão da lava azul
O vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, chama a atenção por um espetáculo que pode ser visto exclusivamente durante a noite.
vulcão-lava-azul-indonésia
Estas imagens impressionantes foram tiradas pelo fotógrafo Olivier Grunewald, que tem documentado o vulcão Ijen na ilha de Java, na Indonésia. Ao contrário do que parece à primeira vista o brilho azul não é lava a sair do vulcão. Na verdade, as manchas azuis são chamas e resultam da queima dos gases à base de enxofre que saem do vulcão a alta pressão e temperatura.
Assemelhando-se a um enorme diamante polido, o lago ácido da cratera de Ijen, de cor turquesa, ferve nas montanhas situadas ao longo de Java O r i e n t a l. Numa caminhada até à borda da cratera à noite e poderá testemunhar as famosas chamas azuis elétricas de Ijen, inflamadas por gás sulfúrico e atingindo até 5 m de altura.
Ijen é complexo vulcânico composto por um grupo de estratovulcões situado perto da costa oriental da ilha indonésia de Java, nas regência de Bondowoso e Banyuwangi da província de Java Oriental. O complexo ocupa uma grande caldeira vulcânica com cerca de 20 km de largura. Wikipédia e National Geographic Alguns dos gases passam ao estado líquido, que continuam a queimar à medida que fluem pelas encostas, disse Grunewald, “dando a sensação de lava a fluir”. A queima acontece dia e noite, mas é visível apenas na escuridão.
Mineiros extraem enxofre neste vulcão há mais de 40 anos. À medida que os gases arrefecem deposita-se enxofre no estado sólido, que depois é recolhido por mineiros.
Enquanto Grunewald fotografa o fenómeno tem que usar uma máscara de proteção contra os gases tóxicos. No entanto, ele já viu muitos mineiros a usar como proteção apenas um pano molhado. Alguns deles nem sabem que o que estão a respirar faz muito mal à sua saúde.
Like

Comment
0 comments