fabulosa Lagoa do Capitão, Pico (Açores) | Como chegar, trilho pedestre

Lagoa do Capitão - Pico, AçoresSource: Lagoa do Capitão, Ilha do Pico (Açores) | Como chegar, trilho pedestre

A Lagoa do Capitão está localizada no concelho de Lajes do Pico, na Ilha do Pico. Esta lagoa é a maior da ilha e é formada por um cenário extremamente belo. A Lagoa do Capitão possui águas calmas e está rodeada de uma paisagem verde exuberante e ainda conta com a Montanha do Pico como pano de fundo.

Pela sua altitude, tem-se uma vista privilegiada da Ilha do Pico e ainda da vizinha Ilha de São Jorge. É um local muito visitado na ilha e atrai muitos turistas durante todo o ano.

Lagoa do Capitão - Pico, Açores

Índice de conteúdos [mostrar]

História da Lagoa do Capitão

A Lagoa do Capitão é a lagoa mais conhecida da Ilha do Pico. Depois da Montanha do Pico e das praias, a lagoa é um dos atrativos turísticos mais visitados da ilha.

Esta está situada a cerca de 826 metros de altitude e é a maior lagoa da ilha do Pico. A sua intermediação é rica em vegetação endémica da macaronésia e com variadas espécies, especialmente o cedro, o loureiro e o vinhático.

Acesso à Lagoa do Capitão

O acesso à Lagoa do Capitão pode ser feito a partir de São Roque, Lajes ou Madalena. O caminho é de fácil acesso e de boa infraestrutura, possuindo placas informativas indicando o acesso à lagoa.

Localização no Mapa

Trilho Pedestre

Para os amantes de aventura existem alguns trilhos pedestres que passam pela Lagoa do Capitão e que acabam por levar o visitante a explorar mais a região.

O trilho da Lagoa do Capitão inicia no Planalto Central do Pico e tem uma dificuldade mediana. O percurso leva até a Lagoa do Capitão e a outros espaços naturais únicos da região.

Durante o percurso o visitante tem a oportunidade de observar o habitat natural das várias espécies únicas desta região, tais como o conchelo-do-mato, a margarida e a erva-do-capitão. Ainda tem o privilégio de ter uma vista deslumbrante da vila de São Roque do Pico, da Ilha de São Jorge e da Montanha do Pico que reflete na Lagoa do Capitão.

O percurso pedestre termina próximo do Convento Franciscano de São Pedro de Alcântara, uma construção do século XVIII que foi recuperado e que actualmente é a Pousada da Juventude.

Para a realização do trilho recomenda-se utilizar equipamentos adequados, tais como:

  • Calçados apropriados para caminhadas;
  • Roupa confortável;
  • Chapéu;
  • Protetor solar;
  • Água;
  • Alimento;

A vista privilegiada para a Montanha do Pico

Um dos grandes protagonistas dessa lagoa é a Montanha do Pico que se observa desde a lagoa. É impressionante vê-la de lá e em algumas horas do dia é possível observar o seu reflexo no espelho d’água criado na Lagoa do Capitão.

Muitos visitantes passam pela lagoa justamente para não sair da ilha sem uma foto sua junto à Montanha do Pico no reflexo das águas da lagoa, uma memória que não se pode perder. Fica a dica!

Curiosidades

A fauna e flora da Lagoa do Capitão é muito curiosa, por isso destacam-se alguns fatos interessantes sobre ela:

  • • Próximo da Lagoa do Capitão também se encontra o Cabeço do Teixo, uma elevação de cerca de 894 metros de altitude e várias ribeiras, tais como a Ribeira de Dentro, a Ribeira da Laje e a Ribeira Seca.
  • Como a caça está proibida na lagoa e na sua bacia hidrográfica, em algumas épocas do ano é possível observar algumas espécies aquáticas e terrestres raras que são únicas da região.
  • Na região da Lagoa do Capitão entre os meses de fevereiro e junho é possível observar a galinhola ao pôr-do-sol, uma espécie singular de ave dos Açores que aparece no crepúsculo e durante a noite.

Fotos

Vídeo

A Lagoa do Capitão possui uma beleza típica açoriana e uma fauna e flora única da região. É uma das lagoas mais visitadas da Ilha do Pico. A beleza da lagoa, juntamente com o seu entorno e a paisagem natural deslumbrante que se pode observar desde a lagoa é de ficar marcado na memória de todo visitante.