Judiaria em Portugal

Views: 0

Interessante comentário sobre a judiaria em Portugal. Em 27 de julho de 2014 12:14, Margarida Castro margaridadsc@yahoo.com [dialogos_lusofonos] <dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br> escreveu:

 Conversa sobre genealogia ,sobre a ligação da família Burmester do Porto a uns judeus de origem alemã de seu nome Katzenstein, que depois vieram a dar origem a alguns titulares como os Viscondes de Serpa Pinto e Bettencourt e a um certo Judá Katzenstein, que nasceu na Alemanha, no final do séc. XVIII , as origens da maioria do povo português, por Moisés Mendes, no http://geneall.net/pt/forum/20736/

Em relação às famílias mencionadas no livro do Zé Maria Abecassis  

Genealogia hebraica: Portugal e Gibraltar, secs. XVII a XX , só uma dezena ainda permanece judia. As outras deixaram e/ou quiseram assimilar-se o mais rapidamente possível.

Por outro lado, a “Genealogia Hebraica” dedica-se somente ao estudo de famílias magrebinas que se fixaram em Gribraltar e Marrocos. Umas eram sefarditas. Outras nunca antes tinham habitado Sefarad.
Como sabe, os judeus de origem alemã como é o caso dos Katzenstein são asquenasim, por isso não são contemplados pelo referido estudo.
Por outro lado, o nome Judá não deixa muitas dúvidas. Trata-se com toda a probabilidade de um judeu assimilado na sequência da Aufklarung.
Já agora, se seguirmos a teoria das semelhanças genéticas, verifica-se que a população mais parecida com os portugueses são os argelinos com 98% de ADN coincidente com o nosso.
Quanto à fisionomia, isso leva-nos do Bin Laden ao Rabino Obadia Yossef, passando pelos muito arianos Chassidim e pelos negros falashas(judeus etíopes).
Quanto à longa espera para conseguir a sua árvore genealógica não desanime, pois também aguardei muito para conseguir reconstituir a minha árvore marrana até ao séc. XV, mas, felizmente para mim, infelizmente para os meus antepassados, a Inquisição tinha uma forte vocação arquivística.
Já experimentou escrever ao Museus da Diáspora em Israel?

Hatzlaha(sucesso em hebraico) para as suas pesquisas,
Moisés Mendes

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.