JOSÉ RIBEIRO E CASTRO O PANORAMA Ao fim do dia de hoje, 24 de Março

Views: 0

Ao fim do dia de hoje, 24 de Março, é este o panorama da pandemia nos países que temos seguido no nosso Continente e alguns de maior expressão da doença no Resto do Mundo. O coronavírus já infectou 417.693 pessoas no mundo inteiro, provocando 18.605 mortes. Entretanto, recuperaram-se 108.312 doentes, sendo, nesta altura, 290.776 os infectados com a doença activa.
Na União Europeia, embora com números muito altos e dramáticos, a progressão da epidemia na Itália aparenta estar a travar – nos últimos cinco dias, a taxa de progressão diária baixou sempre. A Itália já igualou a província de Hubei na exorbitante taxa de incidência da doença: 1.145 casos de Covid-19 em cada milhão de habitantes. Nos próximos dias, superará ainda este valor. Em Espanha, ao contrário de Itália, a crise ainda está a intensificar-se e com números muito severos. Portugal melhorou as suas indicações relativamente ao dia anterior. Mas a crise continua.
Fora da UE, os países europeus onde a epidemia tem maior expressão mantêm-se a Suíça, o Reino Unido e a Turquia. O caso da Islândia, é curioso: com uma taxa de incidência já muito elevada (1851 casos por milhão de habitantes), dá ideia de que a progressão estará a terminar, com taxas de crescimento baixas, dia após dia, e um número de mortes irrisório – uma morte no dia 21 e, hoje, outra. A Islândia seguiu, como a Coreia do Sul, uma estratégia de muitos testes, o que facilita detecção, isolamento e tratamento mais precoces.
No Resto do Mundo, os EUA continuam com a epidemia a agravar-se cada vez mais, enquanto Canadá e Austrália também aceleraram, ultrapassando o Brasil, apesar de este ter igualmente deterioração clara do seu quadro. Em Israel, a epidemia também se acentua depressa. E este grupo ganhou, a partir de hoje, mais um membro: o Equador, que ultrapassou os 1.000 casos.
Em resumo, a pandemia da Covid-19, depois de se ter instalado com força na Europa, está a encontrar outros países e continentes para se instalar. Definitivamente global.

No photo description available.
Comments
  • Vitor Vieira “On re-evaluation by the National Institute of Health, only 12 per cent of death certificates have shown a direct causality from coronavirus, while 88 per cent of patients who have died have at least one pre-morbidity – many had two or three,” https://off-guardian.org/…/italy-only-12-of-covid19…/
    Italy: Only 12% of “Covid19 deaths” list Covid19 as cause
    OFF-GUARDIAN.ORG
    Italy: Only 12% of “Covid19 deaths” list Covid19 as cause