japão revolução no ensino

Views: 0

Hoje, o Japão formaliza um novo Sisteme Educacional absolutamente exemplar: as crianças vistas como “cidadãos do mundo”, e não como japoneses.
Um plano-piloto revolucionário chamado “Brave Change” (Futoji no henko), baseado nos programas educacionais Erasmus, Grundtvig, Monnet, Ashoka e Comenius, está já a ser testado no Japão, há algum tempo.
É toda uma mudança conceptual, assente na aceitação das diferentes culturas e os seus horizontes serão universais, não nacionais. O programa de 12 anos é baseado nos seguintes pressupostos:
– Materiais de enchimento zero.
– Zero tarefas e cnico áreas de estudo:
1. Aritmética Empresarial. Negociação básica e uso de calculadoras financeiras.
2. Leitura, a partir de um página diária do livro que cada criança escolhe, acabando por ela ter de ler um livro por semana.
3. Atividades cívicas: o respeito pelas leis, o culto do civismo, da ética e das normas de convivência, da tolerância, do altruísmo, da ecologia e do meio ambiente.
4. Computação, escritório, internet, redes sociais e negócios online.
5. 4 línguas e respetivos alfabetos, culturas, religiões, entre o japonês, o latino, o inglês, o alemão, o chinês e o árabe. Visitas de intercâmbio socializadoras a famílias de cada país escolhido durante o verão.
Os alunos passam a falar 4 línguas aos 18 anos, com conhecimento aprofundado de 4 culturas e 4 alfabetos diferentes.
Novo sistema de ensino do Japão, parte 1
YOUTUBE.COM
Novo sistema de ensino do Japão, parte 1
Para fazer frente ao rápido avanço da tecnologia, inteligência artificial, informação e globalização, o governo japonês inicia a mudança em todos os níveis d…
Artur Arêde and 17 others
2 comments
3 shares
Like

Comment
Share

Mais artigos