já há 53 anos a folha de papel em branco como protesto

Views: 0

A FOLHA DE PAPEL EM BRANCO
Todas as TV passaram hoje até à exaustão a cena duma manifestação em Moscovo, em que um jovem distribuía folhas de papel em branco .Claro que foi detido, não pelo texto que não existia, mas pelo ridículo em que conseguiu que a polícia se metesse.
Vou puxar pela memória e pelos galões de patriotismo e lamento desiludir os que acharam a ideia do jovem russo original. Não foi nada.
Em 1969 houve eleições legislativas a que concorreram a União Nacional (evidentemente), a CED ligada ao PCP e a CEUD da oposição democrática, já com o Mário Soares como figura de relevo.
A base da CEUD era no escritório do Dr. Vasco da Gama Fernandes, à Praça Rodrigues Lobo onde, do anoitecer e até de madrugada havia um grande movimento e entusiasmo.
Em dada altura o Camilo Barata agarrou numa resma de folhas em branco, saiu porta fora e começou a entregá-las a quem encontrava. Por alturas do Banco de Portugal foi abordado por um PSP que, esperando encontrar literatura mais ou menos subversiva, embatocou em folhas em branco, percebeu a piada (sem fingir que percebeu), admoestou o Camilo Barata (fingindo severidade) e mandou-o acabar com a distribuição. Escusado dizer que o episódio foi uma festa.
O Camilo Barata deu um avanço de 53 anos ao jovem russo.
You and 8 others
7 comments

Mais artigos