J H Santos Barros

Views: 0

Lusa Ponte shared a link.

1 hr

ândola sejam momentos de fraterno reencontro.

Um abraço Tio.

Image may contain: 1 person, sunglasses
No photo description available.
Image may contain: text
Image may contain: text
URBANOBETTENCOURT.WORDPRESS.COM
Urbano Bettencourt shared a post.

10 hrs

J. H. SANTOS BARROS:

Eis, finalmente, os Poemas Todos do mais intenso e diverso poeta açoriano revelado nos anos 60 do século passado.
Organização de Jorge Reis-Sá para a Imprensa Nacional.

Image may contain: 1 person, sunglasses
No photo description available.
Image may contain: text
Image may contain: text

Pedro Horta

23 hrs

Já saiu a Obra completa do José Henrique Santos Barros!!

Maravilhosa prenda pela mão da INCM, sob orientação do Jorge Reis-Sá, com prefácio do António Lobo Antunes e a preciosa ajuda dos amigos em especial o Urbano Bettencourt que há pouco me deu a notícia.

Uma obra justíssima e necessária. Uma oportunidade para revisitarmos todos os seus trabalhos, uma oportunidade para (re)conhecermos e colocarmos o José Henrique no lugar que merece na Literatura Açoriana e Portuguesa.

Jorge Reis-Sá afirma esperar que J.H. Barros Santos seja lembrado “como um dos mais inventivos poetas de língua portuguesa, imerecedor do esquecimento a que foi votado durante quase 40 anos”.

Lobo Antunes destaca os poemas do final de vida do poeta “em plena maturidade”, que aponta como “peças de primeira água pelas quais [J.H. Santos Barros] deverá ser julgado”, atrevendo-se, como escreve, a referir que “quatro ou cinco (…) resistirão ao tempo

Espero que os lançamentos que decerto se farão, quer na Terceira, quer em São Miguel, quer em Grândola sejam momentos de fraterno reencontro.

Um abraço Tio.

Uma hipótese: centrar o discurso na intervenção cultural de J. H. Santos Barros na imprensa dos Açores (antes e depois de 1974), de que o rasto mais visível será detectável nos suplementos «Glaci…