INADMISSÍVEL, INTOLERÁVEL, INACEITÁVEL, TRATORES E RUAS ESTREITAS NA LOMBA DA MAIA

Crónica 419, INADMISSÍVEL, INTOLERÁVEL, INACEITÁVEL, TRATORES E RUAS ESTREITAS

 

 

Nem sei se isto é legal! Onde está escrito que tenho de retirar a viatura? fartei-me de fazer o favor de mudar a viatura, são 16 anos de favores…

Irritação habitual, ser acordado de manhã bem cedo em dia de semana, sábado ou domingo (antes das 08.00 horas), ou ter de me vestir de noite cerrada (23.00 horas) para ir tirar a viatura bem estacionada para que os trabalhadores com os seus tratores monstruosos destinados ao oeste americano, pradarias, grandes planaltos espanhóis ou à vastidão australiana, passem nestas ruas estreitas da Lomba da Maia. Ignoro se é legal eu ter de tirar a viatura para suas excelências passarem….aqueles tratores não têm condições para circularem como se vê pelo tamanho deles na foto.

A diferença entre o atraso dos Açores e o mundo civilizado é na existência de leis, normas e seu cumprimento em vez deste faroeste em que se vive. Os direitos de uns não podem atropelar os direitos de outros. Enquanto a mentalidade se mantiver à moda dos anos 1950 isto não avança nem progride. Quem não entende isto vive noutra era, em que se acha normal o feudalismo dos trabalhadores de tratores laborarem 12 horas ao dia, ou mais, sábados, domingos e feriados, (consta que sem remuneração extra ou compensação). Só que esse facto colide com os direitos dos que não estão sujeitos ao feudalismo agrário e têm direito ao descanso, em especial nos fins de semana..

As viaturas têm de se cingir à largura máxima da via utilizável, e se o estacionamento não estiver proibido fica o espaço entre as viaturas estacionadas e a berma ou passeio se existir para transitarem. Além do mais estas viaturas têm de estar sujeitas a horários de circulação, tal como acontece com os TIR, camiões cisternas e outros similares. A situação agrava-se quando há festas e procissões em que plantam nas ruas postes com flâmulas, reduzindo ainda mais a largura da via.

Sei que a vida de condutor de trator é dura e feita em circunstâncias difíceis, dada a precariedade de emprego, e outras condicionantes, mas isso não lhes dá o direito de me obrigarem a levantar e vestir a desoras aos sábados e domingos ou feriados, ou pelas 11 da noite, para retirar uma viatura legalmente bem estacionada para que os monstros dos seus tratores passem.. ao longo de dezasseis anos, irritado, contrariado e agastado sempre condescendi em fazer o favor para que passassem, chegou a altura de dizer BASTA! O CÓDIGO DA ESTRADA e outras normas tanto se aplicam a cidades como a pequenas freguesias ru

 

Chrys Chrystello, Jornalista, Membro Honorário Vitalício nº 297713

[Australian Journalists’ Association MEEA]

Diário dos Açores (desde 2018)

Diário de Trás-os-Montes (desde 2005)

Tribuna das Ilhas (desde 2019)

Jornal LusoPress Québec, Canadá (desde 2020)