ILHA DAS FLORES PARA SEDE DA ONU

Em 1946…

, ̧̃ ̧̃ !!

Fonte: The New York Times, 9 de Fevereiro de 1946.

See more

Comments
  • Isabel Pinheiro Magalhaes “O presidente Roosevelt teria preferido que a sede da Organização das Nações Unidas se situasse nas ilhas dos Açores, 800 milhas a oeste de Portugal, no Oceano Atlântico, revelou ontem uma fonte competente.
    O falecido presidente expressou a sua opinião sobre o assunto a outras autoridades do governo dos Estados Unidos há pouco mais de dois anos, quando o projeto de um conclave internacional de nações ainda estava na sua infância.
    Embora nunca tenha manifestado as suas preferências na forma de um pronunciamento oficial, esta fonte disse que o Sr. Roosevelt sentia que os Açores seriam um local ideal para uma capital mundial.
    Roosevelt, falava em particular das Flores, uma ilha de oitenta e sete milhas do arquipélago vulcânico, que constitui, com a ilha do Corvo, o extremo ocidental dos Açores, como o local mais adequado.
    Em conversa com alto funcionário do governo na Casa Branca, o presidente expressou as suas ideias sobre o assunto em resposta a uma pergunta sobre onde ele pensava que a capital mundial deveria estar e o essencial do que ele disse então foi que a ilha das Flores era um lugar bonito e seria adequada para as Nações Unidas.
    Informou-se que o senhor Roosevelt havia mencionado as Flores em outras ocasiões e a mais de um funcionário do governo. Eles discutiram o assunto casualmente na altura, lembrando que embora problemas mais importantes ainda precisassem ser resolvidos naquela época, Roosevelt reservou um tempo para falar sobre um mundo em paz e imaginar Flores como o centro do acordo internacional.
    Os Açores tornaram-se um ponto de partida entre o Velho e o Novo Mundo durante a guerra, recebendo um novo ímpeto com o progresso da aviação comercial. Sob um acordo com Portugal, os britânicos construíram pistas de pouso lá, usando as ilhas como base para aviões durante a guerra. As ilhas também foram utilizadas por aeronaves americanas como plataforma de pouso.
    As Flores, assim chamada pela abundância de flores nas suas ravinas profundas, é uma das nove ilhas do grupo dos Açores, a cerca de 2.300 milhas náuticas de Nova Iorque. Os Açores estendem-se por 400 milhas e contêm 922 milhas quadradas e uma população de 484,278, de acordo com o censo de 1940.
    Estima-se que mais de 10.000 pessoas vivam nas Flores, cuja capital é Santa Cruz.
    Os Açores foram colonizados em 1421. Já no século XVI, os Açores eram o grande ponto de encontro das frotas na sua viagem de regresso das Índias. A Espanha tomou posse do grupo entre 1580 e 1640. Em 1591 ocorreu uma famosa luta marítima ao largo de Flores entre o navio inglês Revenge, comandado por Sir Richard Grenville, e quinze navios espanhóis.”
Write a comment…