ignorância, falta de humildade em aceitar o erro, cegueira política

Views: 0

As redes sociais circularam intensamente a imagem à esquerda, postada pela deputada Joacine Katar Moreira, uns a gabá-la como “imagem do dia”, outros a criticá-la por constituir uma argolada monumental. Ao que Joacine respondeu no Twitter como a imagem à direita mostra.
Há mal disfarçado embaraço de Joacine Katar Moreira na resposta que escreveu. Faltou-lhe a humildade necessária para reconhecer que se enganara. Ignorante rima com arrogante e só a humildade é própria da sabedoria. No fundo, todos nos enganamos, menos – é claro – Joacine.
Nas críticas que li, ninguém quer “ensinar” a Joacine o que quer que seja a respeito deste óleo magnífico de Domingos Rebelo, entre os belos murais do Salão Nobre da Assembleia da República. Esses críticos, apesar de lhe chamarem a atenção para que o quadro não representa escravos, mas a “recepção de Vasco da Gama pelos emissários do Samorim de Calecute”; que não mostra África, mas a Índia; e que retrata um “gesto de cumprimento e não de submissão” colonialista – não quiseram ensinar nada nem à deputada, nem à historiadora Joacine Katar Moreira. Quiseram pôr em evidência o preconceito febril da deputada e a ignorância precipitada da historiadora, para que nem o doutoramento foi remédio.
É assim que acontece sempre que a fúria ideológica cega os olhos, entope os ouvidos e filtra o conhecimento. Se a agenda de Joacine não fosse essa tolice inútil de correr a libertar os libertos com quase dois séculos de atraso, poderia ser mais calma e objectiva, mais reflectida e atenta, e escapar a este tipo de calinadas que o Parlamento guardará entre as suas memoráveis anedotas.

Image may contain: 1 person, indoor and text
Image may contain: 2 people, text
Comments
Write a comment…

Comentários

Um comentário a “ignorância, falta de humildade em aceitar o erro, cegueira política”

  1. Avatar de Ana Franco
    Ana Franco

    Essa Senhora tem a pior das ignorâncias-falta de humildade. As lentes do preconceito, da vaidade vestem de feio o glorioso.