Views: 0
História do Surf nos Açores
Apontamentos 2
Euclides Goulart da Costa, nasceu na cidade de Angra do Heroísmo, a 12 de Dezembro de 1882. Estudou no Liceu da Horta e veio a formar-se no Curso Superior de Letras, crê-se que em Lisboa. Por volta do ano de 1914, Goulart da Costa, assume o lugar de professor de língua e literatura portuguesa numa das escolas portuguesas que o Governo de Bernardino Machado mandara instituir nas “colónias” portuguesas, neste caso junto da extensa comunidade pátria em Honolulu, no já então estado americano do Hawaii, onde irá, também, assumir responsabilidades, até 1917, como encarregado de gerência do Consulado Português naquela cidade. Pouco depois ingressará na carreira diplomática onde se destacará como Cônsul em diferentes postos como Boston, São Francisco, Havana, São Paulo e Barcelona. Viria a falecer em Lisboa em 1960. Grande parte do seu espólio está hoje à guarda da Ephemera de José Pacheco Pereira. É de Euclides Goulart da Costa uma das primeiras e mais belas passagens descritivas do gesto de correr ondas na língua portugesa, escrita no seu opúsculo de 1921, “Notas de Hawaii”, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra:
“O mar (Kai) era o seu encanto. Para fugirem ao calôr, os hawaiianos passavam horas seguidas metidos na água. Brincávam sobre as vagas numas largas tábuas (Kapu) em cima das quais, de pé, se deixavam correr, levados na cabeça da vaga, entre a fervura das espumas vivas, desde o alto até à babugem do areal.”
E Termina da seguinte e exuberante forma:
“Hawaii! Hawaii! Terra de panoramas soberbos e de maravilhas vulcânicas! Arquipélago onde as flores não acabam, nem o fogo se extingue! Jardim cambiante de músicas celestiais! Quem uma vez te pisou, nunca mais te esquece!”
O Surf nos Açores é também uma História de quem o conta…

1 comment
Like
Comment
Share