HISTÓRIA – AS PESTES NOS AÇORES

Views: 0

São Sebastião, o Santo Padroeiro de Ponta Delgada escolhido há cerca de meio milénio… dada a Peste! Por José Andrade sabemos que a 4 de julho de 1523 desembarcou em Ponta Delgada um caixão com o cadáver de João Afonso, “o seco” que, sendo aberto, ocasionou uma mortandade durante oito anos e que em 1549 existia uma confraria de São Sebastião. Por Manuel Ferreira, que a cidade já o tinha como Patrono ao arvorar a sua bandeira no forte de São Brás em 1597, perante a passagem ameaçadora de uma armada inglesa. Com pelo menos 497 anos de experiência ainda deixamos que uma “peste” anunciada entrasse… Pois, falem-me de revisão autonómica… debate infeliz de incapazes ou mesmo inerte há anos… e passem-me palha política em discursos ensaiados na comunicação social… 😑

Image may contain: 1 person
Comments
  • Sérgio Rezendes Para não falar da primitiva ermida, hoje matriz da cidade, que remonta aos finais do século XV, inícios de XVI.
  • Paulo Xalana Tá tudo escrito é só lerem.
    Mas o oportunismo político tá assima do covid 19 meu caro
    • Sérgio Rezendes Paulo, a História também demonstra que quanto mais se deixar o Povo na ignorância, melhor (para alguns governantes…). Um Abraço, amigo.
    Write a reply…