há anos que se alertou e agora já não há profes

Há falta de professores. A notícia, repetida nas televisões todos os dias, é para ser entendida literal e metaforicamente.
Há falta de professores nas escolas, porque já ninguém quer ser professor. Mas, efetivamente, faltam educadores em todos os campos da sociedade.
Quem está nas escolas já percebeu há muito que o grave problema da educação é transversal a toda a sociedade. Vai muito para além da escola e não se refere somente a um determinado modelo de escola ou método de ensino.
É toda a sociedade que tem de ser reestruturada. A escola, por consequência.
Esta é ainda a única instituição que tenta unir os pontos e procura consertar destroços.
Mas os professores estão cansados.
Quem não sabe porquê é porque não compreende o que se passa à sua volta. E, se calhar, por viver “acima das possibilidades” que a realidade apresenta, é que chegamos aqui.
As televisões disso não falam. É natural, pois são parte do problema. Nem os políticos levantam o tapete da realidade para limpar o que debaixo se esconde. É natural, pois são eles que o varrem. Nem cada um de nós tem tempo para se preocupar para além da sua sobrevivência. É natural, pois o presente é uma luta e, daqui a uns anos, já cá não estaremos.
Guerreie quem sobrar.
11 comments
Like

Comment

11 comments