GUINÉ BISSAU GRAVÍSSIMO

Views: 3

Gravíssimo!!!
As autoridades da Guiné-Bissau deram hoje ordem de expulsão aos jornalistas da Lusa, da RDP e da RTP que trabalham nessa antiga colónia portuguesa. Isso não é grave, é gravíssimo!!!
Não é a primeira vez que Portugal é humilhado por Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e limita-se a reações de condenação ou repúdio. Não, a reação tem que ser outra.
O que o Governo português deveria fazer seria suspender imediatamente toda a cooperação com a Guiné-Bissau, em diversos domínios, como Formação Militar/Policial, Saúde e Educação. Por exemplo, o Hospital Pediátrico D. Estefânia, em Lisboa, recebe e trata com frequência crianças vindas da Guiné-Bissau, como de outros PALOP.
A cooperação sai muito cara a Portugal, mas Portugal perdoa tudo em nome da Lusofonia, da História e da Língua, mas eles, pelos vistos, não estão nada preocupados com isso.
O que as autoridades da Guiné-Bissau fizeram agora ultrapassa todos os limites da decência diplomática e internacional. Existem muitos guineenses a viver no nosso país, têm sido acolhidos e não são expulsos. O que é que as autoridades guineenses querem, afinal?
Conheço razoavelmente bem a Guiné-Bissau, porque estive lá como jornalista ao serviço da Lusa, há muitos anos. O bom povo da Guiné-Bissau não pode ser responsabilizado pelos actos irresponsáveis das elites dirigentes do país.

João Câmara

Sim, gravíssimo.

Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.