Graves prejuízos para a economia micaelense

Graves prejuízos para a economia micaelense
Falta de gruas no Porto de P. Delgada compromete descarga de rações e cereais
No Porto de Ponta Delgada estão a registar-se novamente grandes dificuldades na descarga de cereal devido à falta de gruas, disse ontem ao nosso jornal um empresário.
De acordo com a mesma fonte, “há muito tempo que esta situação tem sido referenciada à empresa Portos dos Açores mas os vultuosos investimentos em equipamentos que o Porto de Ponta Delgada necessita estão muito atrasados”.
Muitos empresários receiam que, esta semana e na próxima, uma série de descargas de cereal será afectada, algumas mesmo interrompidas, causando graves prejuízos aos recebedores, neste caso a indústria de rações, a braços com a crise mundial do sector, o que tem provocado grandes subidas no preço.
O Porto de Ponta Delgada tem apenas uma, das duas gruas, operacional, por sinal a mais velha e que dá menos rendimento, queixam-se os empresários ligados a este tipo de importação.
Refira-se que uma igual foi posta como suplente na Praia da Vitória e nunca mais usada.
Informações obtidas junto dos armadores e pessoal ligado à descarga, aponta como solução rápida e temporária a vinda desta grua (inoperacional ou há muito não utilizada na Terceira) para Ponta Delgada, onde a Portos dos Açores tem capacidade para a pôr a operar.
No Porto de Ponta Delgada está a descarregar o “ZINA” , com 30 mil toneladas de milho para a Finançor.
Ontem, terça-feira, chegou o “Corvo”, com 600 toneladas de cereal para a Associação Agrícola e o Grupo Sicosta. Começando a descarregar hoje, terá de ser interrompida a descarga do “ZINA”.
Amanhã chega o “Karoline”, que vem de Abidjan com 2.550 toneladas de sêmeas de trigo, no dia 29 chega o “Aroyat” com 7.500 toneladas de sêmeas e no dia 2 de Maio o BrebCountess com 7.500 toneladas de clinker.
O Porto de Ponta Delgada não tem capacidade para proceder com eficiência e rapidez a estas descargas, infligindo assim prejuízos consideráveis na economia micaelense, adiantam as nossas fontes.
Apesar de ter 65% do movimento de contentores dos Açores e 70% das descargas de granel, o porto tem apenas 2 gruas, uma delas muito antiga (ou seja, a mesma capacidade de descarga do Porto da Praia com cerca de 30% do movimento).
Refira-se que estas gruas, imprescindíveis para as descargas de granel, são também utilizadas, com boa rentabilidade, na movimentação de contentores.
Alem disso, estas gruas poderiam operar a electricidade, contribuindo para a descarbonização, mas esta opção nunca foi implementada pela Portos dos Açores
Mas, nem tudo são más notícias; os empilhadores, há anos esperados no porto micaelense, vão chegar (4) em Junho e o processo de aquisição de um novo rebocador, também aguardado há muitos anos, está em marcha, concluem as mesmas fontes ao nosso jornal.
(Diário dos Açores de 27/04/2022)
May be an image of text that says "Graves prejuízos para a economia micaelense FALTA DE GRUAS COMPROMETE DESCARGA DE RAÇÕES E CEREAIS REGIONAL//PÁG.2"
1 comment
Like

Comment
Share

1 comment

Top comments

  • Vasco Xavier

    E eu a pensar que grave para a economia eram as 2 toneladas que cada camião espalha pela estrada desde o Porto de Ponta Delgada até à Lagoa… Estou bem mais descansado agora… Já posso poupar o meu carro a mais alguns “fuzilamentos” de milho
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 6 m
    • Edited