governo ao trabalho OSVALDO CABRAL

Pierre Sousa Lima

is with

Osvaldo José Vieira Cabral

.

badge icon
Admin

tSpons1so0irshied

Ao trabalho
Aprovado o programa do 13º Governo Regional dos Açores, impõe-se agora meter mãos ao trabalho.
A partir deste instante não há mais desculpas.
O governo recebeu o sim que precisava do parlamento, o seu organigrama (com um exagero de Direcções Regionais) já está publicado, pelo que agora já não há desculpas.
É urgente começar a olhar para os mais desfavorecidos nesta fase de crise sanitária e económica.
O Banco de Portugal acaba de publicar um estudo onde mostra que as famílias proprietárias de negócios com rendimento mais baixo estão mais expostas à crise pandémica.
De acordo com os dados do Inquérito à Situação Financeira das Famílias na área do euro, em 2017 a percentagem de famílias com negócios cuja situação financeira era muito dependente do negócio situava-se em 33% em Portugal e 40% nos restantes países da área do euro.
Esta percentagem é mais elevada nas famílias de rendimentos mais baixos e em especial abaixo do percentil 40 da distribuição de rendimento.
Se aplicarmos a teoria às restantes famílias, dependentes do rendimento do trabalho, a crise também estará a bater à porta de muita gente a precisar de ajuda urgente.
O foco do novo governo, para já, deve estar aí, nas famílias mais desfavorecidas, não esquecendo, no que toca ao acesso aos cuidados de saúde, que há muitos açorianos a morrer fora da doença da Covid, com índices muito acima da média dos últimos cinco anos.
De acordo com os cálculos do INE, actualizados esta semana, já vamos nos Açores com mais 99 mortes acima da média dos últimos anos, o que é grave.
É verdade que não se pode pedir ao novo executivo que resolva já tudo de uma vez, mas é legítimo exigir que coloque toda a sua nova energia nas situações de emergência, que são muitas.
O que vem aí não é nada animador e é preciso que estejamos todos mobilizados para um combate social e económico que vai deixar muita gente para trás.
Não há tempo para tricas partidárias.
Mãos à obra!
(

Osvaldo Cabral

– Diário dos Açores de 13/12/2020)

Image may contain: Osvaldo José Vieira Cabral, text
6 shares
Like

Comment
Share

Comments

Announcement 1