geografias Afeganistão

uggested for you
2to3tSad Aepluoncnghsoust rmaranfcetf di1d4g:i36
O Afeganistão é um país sem litoral, montanhoso, localizado no centro da Ásia, estando na encruzilhada entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental. Faz fronteira com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irã ao oeste, com o Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão ao norte e com China no nordeste. Ocupando 652 230 km², sendo o 41.º maior do mundo em área.
O Afeganistão é predominantemente montanhoso, com planícies no norte e sudoeste. Cabul é a capital e a maior cidade, com uma população estimada em 4,6 milhões, sendo o 37.º país mais populoso do mundo, composta principalmente de etnias pachtuns, tajiques, hazaras e usbeques. O Afeganistão é de fato governado pelo Emirado Islâmico do Afeganistão, controlado pelo taliba, após o colapso da República Islâmica do Afeganistão internacionalmente reconhecida em 15 de agosto de 2021.
O território do Afeganistão foi um ponto essencial para a rota da seda e para a migração humana. Arqueólogos encontraram evidências de presença humana remontantes ao Paleolítico Médio (c. 50 000 a.C.). A civilização urbana pode ter começado entre 3 000 e 2 000 a.C. O país fica em uma localização geoestratégica importante que liga o Oriente Médio à Ásia Central e ao subcontinente indiano, tendo sido a casa de vários povos através dos tempos. A terra tem testemunhado muitas campanhas militares, desde a Antiguidade: as mais notáveis feitas por Alexandre o Grande, Chandragupta Máuria, Gêngis Cã, pela União Soviética e, mais recentemente, pelos Estados Unidos e OTAN. Também foi local de origem de várias dinastias locais como os Greco-bactrianos, Cuchanas, Safáridas, Gasnévidas, Gúridas, Timúridas, Mogóis e muitos outros que criaram seus próprios impérios.
.
Fonte (Texto completo): https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Afeganistão @wikipedia
.
Siga: @indiretasdageografia
.
May be an image of map, sky and text that says "Afeganistão AFEGANISTÃO UZBEQUISTÃO TAJIQUISTÁO TAJIQUISTÃO TURQUEMENISTÃO Mazar-e Xarife® •Colm Pole Conri Cabul Herate Chaguechară Xindande amu Jalalabade Caxèmira Gázni Gardez Candar Zaranje PAQUISTÃO INDIA фOCHA"
Indiretas da Geografia