Views: 2
Onde está a fornicação?
Fornicar é um verbo engraçado. Nós o conhecemos e sabemos o que significa, mas não o usamos. No cotidiano, ninguém falaria algo como “nossa, você sabia que o vizinho manifestou desejo em fornicar comigo?”. Que absurdo… Sim, ‘fornicar’ é uma palavra engraçada, mas mais engraçada é a sua etimologia.
‘Fornicar’ tem origem arquitetônica. Na Roma Antiga, as estruturas em forma de arco que sustentavam pontes, galerias e portões eram chamadas de ‘fornix’. Era sob os fórnix que as meretrizes sem local adequado para desempenhar seu trabalho ficavam.
O verbo ‘fornicare’, inicialmente, significava cobrir com uma abóbada, um arco, um fórnix. Se um romano dissesse “o salão está quase pronto, só falta fornicar” não seria mal interpretado.
Com o tempo, as damas que atuavam na fórnix passaram a ser chamadas ‘fornicatrix’ (fornicária), um nome parecido com o ‘meretrix’, e fórnix passou a ser tanto a cúpula quanto a cópula. [Ah… O jogo de palavras! ]
‘Fornicare’ passou a significar ‘manter relação sexual ilegítima’, já que o coito não era com a própria esposa. Coitada… Inclusive, muitas traduções antigas da Bíblia apresentavam o sétimo dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:18) como “Não fornicarás”. Aqui, tomava-se o sentido do adultério.
O ‘fornix’ sexual apareceu em português como fornício ou fornízio. Se o fornício resultasse numa gravidez, o filho da meretriz era pejorativamente chamado de fornizinho, um equivalente ao FDP atual. Hoje, fornízio, fornício e fornizinho são palavras obsoletas.
Sem o vínculo com a prostituição, ‘fornix’ adentrou à terminologia da Anatomia Humana. Fórnix (ou fórnice) é o nome de várias estruturas abauladas do nosso corpo, que lembrariam a envergadura dos arcos romanos.
Na cabeça, abaixo do corpo caloso, o fórnix cerebral une o hipocampo aos corpos mamilares. No olho, o fórnix da conjuntiva liga a pálpebra ao globo ocular. É no fórnix da faringe que aparece o problema da adenoide.
A região de encontro entre o canal vaginal e o colo uterino também se chama fórnix. É ali no fórnix vaginal que o contraceptivo diafragma fica encaixado para impedir a passagem dos espermatozoides para o útero.
Em resumo, as pessoas podem até tentar não pensar em ‘fornix’ (pecado!), mas o fórnix não sai de suas cabeças, eheheh. Ah, também da garganta, dos olhos e da vagina (de quem possuir uma, claro).
Referências: ‘Novo diccionário da língua portuguesa’, por Cândido de Figueiredo (1913); e ‘Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia’, por Geraldo Fernandes (1999).
All reactions:
Sonia Borges de Sousa
Like
Comment
Share