Views: 0
Empresas de Timor-Leste e Indonésia assim acordo para ligação de cabo de fibra ótica
Díli, 20 jun 2023 (Lusa) – A empresa timorense Sacomtel e a indonésia PLN Icon Plus assinaram na segunda-feira um acordo que permitirá a ligação de um cabo de fibra ótica terrestre entre as duas metades da ilha de Timor e, desde aí, para Singapura.
O acordo, assinado numa cerimónia em Díli pelo presidente da Sacomtel Abílio Araújo e pelo presidente executivo da Icon Plus, Ari Rahmat Cahyadi, prevê a criação da Batugadé International Gateway, uma nova base de telecomunicações na zona fronteiriça.
Abílio Araújo, presidente da Sacomtel, explicou à Lusa que o acordo permitirá ligar os dois cabos de fibra ótica, o da empresa timorense, que atravessará a fronteira, e o da PLN que parte da localidade de Atambua, em Timor Ocidental.
“A tecnologia é da Cisco, o investimento total é de cerca de seis milhões de dólares [5,49 milhões de euros] e permitirá ter uma ligação de cabo de grande qualidade em Timor-Leste”, disse.
“Todo o investimento é 100 por cento timorense. A infraestrutura em Batugadé será uma porta de entrada. Recebemos a ligação à Indonésia e depois teremos derivações para as operadoras timorenses”, afirmou.
Araújo disse que o objetivo é que a ligação possa já estar operacionalizada em julho, garantindo “maior qualidade”, ainda que não sejam para já conhecidos os preços que vão ser praticados.
Intervindo na cerimónia, Araújo disse que a colaboração entre as duas empresas permitirá reforçar o setor de comunicações em Timor-Leste, “especialmente importante no quadro de adesão à ASEAN”.
“Uma interligação rápida e segura à Internet e às telecomunicações representa um alicerce necessário para que Timor-Leste alcance o seu estatuto de país de rendimento médio-elevado. Isso permitirá alavancar os esforços dos nossos trabalhadores, atualizar os processos de negócios e colocar as nossas empresas numa posição competitiva ainda maior no mercado global”, afirmou.
Ari Rahmat Cahyadi, por seu lado, saudou a oportunidade de melhorar os serviços de internet para os utilizadores em Timor-Leste, sublinhando a aposta da sua empresa na inovação e na modernização dos sistemas.
A PLN, disse, tem já uma rede de fibra ótica de mais de 270 mil quilómetros, com uma expansão progressiva dos clientes em vários pontos do arquipélago.
Intervindo na mesma ocasião, o Presidente da República José Ramos-Horta, disse que é crucial que se continue a criar um cada vez melhor ambiente de negócios no país, apelando ao futuro Governo para que melhore processos e a burocracia.
ASP // VM
Lusa/Fim
1
Like
Comment
Send
Eduardo Dias
VIVA TIMOR Amizade Portugal & Timor-Leste
- Like
- Reply
- 11 h