FÉLIX RODRIGUES ANALISA DADOS DE DIA 2.5.

Nos Açores temos mais um dia sem casos, sem mortes e com quatro recuperados. Pouco há a acrescentar a estes dados, em termos de análise, pois as cadeias de transmissão estão há muito tempo controladas. Infelizmente uma delas entrou num lar de idosos no Nordeste, ilha de São Miguel, e isso justifica a elevada letalidade por Covid-19 no Arquipélago.
No país temos mais 20 óbitos hoje, mais quatro do que ontem e menos seis do que os esperados. A taxa de letalidade nacional por covid-19, tendo em conta as análises e diagnósticos e as causas de morte consideradas oficialmente, situa-se hoje nos 4,1%, tendo subido ligeiramente em relação a ontem, mesmo que o número de infetados registados hoje (apenas 92) seja baixo. Com estes números temos uma subida de apenas 0,4% do total do número acumulado de infeções (25 190), muito mais baixo do que o estimado por qualquer modelo.
Os comportamentos da infeção nos últimos dois dias têm sido praticamente imprevisíveis, provavelmente resultantes de ajustes que a DGS faz ao número oficial de casos de infeção, mas tal não ocorre com o número de óbitos.
No país, a mortalidade parece ter atingido o seu máximo, estando a sua taxa na média dos países infectados com SARS-CoV-2. Tudo indica que o Brasil e Rússia, vão viver situações dramáticas e a mortalidade pode subir muito acima daquela que se verificou com a Itália.
Os Estados Unidos continuam a ser campeões da mortalidade, se houver que eleger uma triste liderança.
Repare-se que a taxa de mortalidade da Suécia, um país de referência, é superior à de Portugal.
O gráfico que aqui se apresenta é do Financial Times.

No photo description available.
Comments
View 2 more comments
  • João Câmara Isto é serviço Público… continue com o excelente trabalho professor
  • Jorge Cruz Prof Félix Rodrigues realmente os casos positivos hoje divulgados são muito baixos!consegue dizer quantos testes foram feitos ??
  • Paulo Melo Excelente informação.
    Obrigado
    Continuação de bom Domingo
  • Beatriz Goncalves Hoje, por favor, não falem muito ,embora seja real, num VÍRUS, que matou e separou tantas FAMÍLIAS. Hoje, nem QUE seja algumas horas, vamos dedicar o tempo às MÃES. As, que cá ESTÃO e às que partiram. 😘😪😰😥
Write a comment…