Views: 0

NATÁLIA CORREIA
Copio de Nuno Vidal:
Natália Correia, poeta e escritora, São Miguel, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa, 16 de Março de 1993. Na fotografia, durante uma tertúlia em sua casa, Natália (à direita) lê um poema; estão também a escritora Maria Judite de Carvalho, logo atrás, o seu marido, o escritor e professor universitário Urbano Tavares Rodrigues e a seu lado o advogado António Maria Pereira.
Creio nos…
See more

2 comments
14 shares
Like
Comment
Share
Faz hoje 28 anos que faleceu Natália Correia, uma das mulheres mais marcantes da sociedade portuguesa no século XX.
Foi política, poetisa e activista social. Antes do 25 de Abril, apoiou a candidatura de Humberto Delgado, assumindo publicamente divergências com o Estado Novo.
No pós 25 de Abril foi deputada eleita nas listas do Partido Socialista, fez programas de televisão destacando-se o “Mátria” que apresentava o lado matriarcal da sociedade portuguesa, fundou o bar “Botequim”, onde cantou durante muitos anos, transformando-o no ponto de reunião da elite intelectual e política nas décadas de 1970 e 80.
Organizou várias antologias de poesia portuguesa como “Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses” ou “Antologia da Poesia do Período Barroco”, obras traduzidas em várias línguas.
Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, o que também se reflectiu na sua escrita.

Luís Botelho and 3 others
1 share
Like
Comment
Share