Faltam assistentes operacionais nas escolas

Views: 0

Faltam assistentes operacionais nas escolas, alerta sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) dos Açores voltou a alertar para a falta de auxiliares de acção educativa nas escolas. Uma situação que se agrava em tempo de pandemia.
“O SINTAP vem alertando, desde há muito tempo, ainda antes da situação epidemiológica que vivemos, da falta de recursos humanos nas escolas da Região, nomeadamente de assistentes operacionais, falta essa que com a pandemia e o início do novo ano lectivo se tornou mais premente resolver, nomeadamente para poder dar cumprimento às normas de higienização dos espaços escolares e às funções acrescidas de controlo e fiscalização dos alunos nos espaços recreativos”, refere o sindicato em comunicado, apontando o não cumprimento da promessa da Secretaria Regional da Educação de reforçar os recursos humanos “durante a situação atípica em que vivemos”.
“Facto que acentua o desgaste e cansaço destes profissionais, nomeadamente nas escolas onde há mais carência de assistentes operacionais da área da acção educativa”, refere o Sindicato.
O SINTAP reivindica, neste sentido, “a intervenção da Secretaria Regional da Educação no sentido de colmatar e reforçar os efectivos humanos da carreira de assistente operacional de acção educativa de forma a garantir as necessidades permanentes e efectivas das escolas da Região nesta área”.
Regularização da situação dos Técnicos Superiores nas IPSS e Misericórdias
Por outro lado, o mesmo sindicato volta a apelar à regularização da situação dos Técnicos Superiores contratados pelas IPSS/Misericórdias, mas que se encontram na prática a prestar serviço e a trabalharem para o ISSA, Instituto de Segurança Social dos Açores. Segundo o sindicato, em abril de 2019, o Governo Regional comprometeu-se com a regularização da situação destes profissionais, através da abertura dos respectivos procedimentos concursais de ingresso, mas há ainda “muitos técnicos superiores que aguardam pela regularização da sua situação laboral, insatisfeitos pois pela mora verificada na abertura dos respectivos concursos de ingresso”.
O SINTAP pediu, por isso, novamente a intervenção da VPGRA “no sentido da conclusão célere do processo integrativo deste pessoal”, e aguarda que o Executivo avance quantos destes trabalhadores já foram integrados e quantos falta integrar na Administração Pública (ISSA).
Image may contain: people sitting, table and indoor
4
2 comments
1 share
Like

Comment
Share

Comments

  • Com tanta gente a receber sem fazer nada porque não os contratem para trabalharem.
    1
    • Like

    • Reply
    • 22 h
  • Tanta gente inscrita no centro de emprego á procura de um trabalho e só mandam para formações que depois não dá em nada.
    3
    • Like

    • Reply
    • 22 h

Mais artigos