EUROPA, EUA, RUSSIA, GUERRA

RÚSSIA PODE COLOCAR
MÍSSEIS NUCLEARES DE MÉDIO ALCANCE NA EUROPA
A Rússia disse que pode ser forçada a implantar mísseis nucleares de alcance intermediário na Europa em resposta ao que considera os planos da NATO de fazer o mesmo.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse à agência de notícias russa RIA em uma entrevista na segunda-feira que Moscovo teria que tomar uma atitude caso a NATO se recusasse a se envolver para evitar tal escalada.
Seus comentários aumentaram ainda mais os riscos de um impasse Leste-Oeste, no qual a Rússia exige garantias de segurança do Ocidente, enquanto os Estados Unidos e seus aliados alertam Moscovo para recuar do que consideram uma possível invasão da Ucrânia – algo que Ryabkov negou novamente ser a intenção da Rússia.
As forças nucleares de alcance intermediário (INF) na Europa foram proibidas por um tratado de 1987 acordado entre o líder soviético Mikhail Gorbachev e o presidente dos EUA Ronald Reagan no que foi saudado na época como um grande alívio das tensões da Guerra Fria. Washington desistiu do pacto em 2019, depois de reclamar por anos de supostas violações da Rússia.
Ryabkov disse que havia “indicações indiretas” de que a NATO estava se aproximando de realocar o INF, incluindo sua restauração no mês passado do 56º Comando de Artilharia, que operava mísseis Pershing com capacidade nuclear durante a Guerra Fria.
‘Total falta de confiança’
“A falta de progresso em uma solução política e diplomática para este problema fará com que nossa resposta seja de natureza militar e técnica militar”, disse ele.
“Ou seja, será um confronto, essa será a próxima rodada, o surgimento desses recursos do nosso lado. No momento não há nenhum, temos uma moratória unilateral. Pedimos que a NATO e os EUA adiram a esta moratória ”.
A NATO afirma que não haverá novos mísseis dos EUA na Europa e está pronta para deter novos mísseis russos com uma resposta “equilibrada” que envolveria apenas armas convencionais.
Mas Ryabkov disse que a Rússia tem neste momento “uma total falta de confiança” na NATO.
“Eles não se permitem fazer nada que possa de alguma forma aumentar nossa segurança – eles acreditam que podem agir conforme necessário, para sua vantagem, e nós simplesmente temos que engolir tudo isso e lidar com isso. Isso não vai continuar. ”
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Joe Biden, conversaram por duas horas na semana passada sobre a crise da Ucrânia e a demanda de Moscovo pelo que chama de garantias de segurança juridicamente vinculativas do Ocidente.
Ryabkov disse que a Rússia apresentará suas propostas de acompanhamento aos EUA, e possivelmente também a outros países da NATO, nas próximas semanas.
FONTE: REUTERS
May be an image of outdoors
5 comments
8 shares
Like

Comment
Share
5 comments
Most relevant

  • Luis Galhardo

    A guerra fria e o retocesso…. Europeus …. não aprenderam nada
    4
    • Like

    • Reply
    • 5 h
    1 reply